scorecardresearch ghost pixel



Ficou rara! Moeda de 50 centavos com reverso horizontal vale quanto?

Colecionadores estão atrás desta peça que pode valer uma boa quantia em dinheiro. Veja quais detalhes ela precisa ter.



Atualmente, existe uma prática que está em alta: estamos falando da numismática, ciência que estuda moedas e cédulas raras. Um dos casos desses exemplares que supervalorizaram com o tempo é a moeda de 50 centavos de 2010.

Em razão de uma peculiaridade durante sua cunhagem, a peça alcançou valores inimagináveis diante do seu real valor impresso. Esta valorização mostra a força do colecionismo e a paixão pela história financeira do Brasil.

O que é numismática?

A numismática é um estudo sobre coleção de moedas, cédulas e medalhas. Essa prática tem conquistado um grande número de entusiastas no Brasil.

Essa paixão vai muito além do valor monetário dos itens, pois se concentra nas características únicas de cada peça, sendo, portanto, um tesouro para os colecionadores.

Moeda rara de 50 centavos

Uma moeda se tornou bastante cobiçada entre os colecionadores. Trata-se da moeda de 50 centavos de 2010 que possui um erro de fabricação chamado de reverso horizontal.

As moedas com esse defeito possuem o reverso posicionado em um ângulo aproximado de 90º em relação ao alinhamento original da moeda. Ao girar a moeda no sentido vertical, por exemplo, e o outro lado estiver “deitado”, ou seja, com um ângulo de 90º, estamos falando de uma moeda com reverso horizontal.

Segundo o “Catálogo Ilustrado de Moedas com Erros”, quem encontrar um exemplar desta moeda de 50 centavos com reverso horizontal pode vendê-lo por valores elevados. Atualmente, a média varia entre R$ 60 e R$ 90.

Confira a seguir um vídeo do canal no Youtube “Cláudio André Coleções” que mostra em detalhes a moeda rara de 50 centavos:

Encontrou uma destas? Venda onde vender as moedas raras

Aqueles que possuem moedas raras na coleção e desejam colocá-las à venda devem investir nos seguintes lugares:

  • Em casas de compra e venda de moedas raras;
  • Durante encontros presenciais de colecionadores;
  • Em anúncios especializados em revistas e sites de numismática;
  • Sites e fóruns voltados para esta ciência, como o da Sociedade Numismática Brasileira;
  • Leilões de moedas e antiguidades.

Além de lugares voltados para o assunto, também é possível anunciar moedas raras em sites como eBay ou Mercado Livre. No entanto, atente-se aos custos do frete e às possíveis taxas administrativas antes de fechar qualquer negócio.




Voltar ao topo

Deixe um comentário