O filtro de barro é um dos itens mais usados pelos brasileiros para filtrar a água da torneira. Além de ser mais econômico, o aparato deixa a água mais gelada em razão da cerâmica. O objeto inclusive chega a disputar espaço com os filtros elétricos e os galões de água azuis.
Porém, o filtro de barro não se resume apenas a deixar a água mais geladinha. Ele também possui uma tecnologia que, apesar de parecer “arcaica” para muitas pessoas, é bastante eficiente na limpeza da água.
Os filtros de barro são eficientes na redução da ingestão de produtos químicos vindos de processos de purificação e tratamento da água, por exemplo. Mas como nada na vida é tão fácil, ter um filtro de barro é uma ótima escolha; no entanto, é preciso seguir algumas práticas para mantê-lo limpo e evitar que substâncias contaminem a água.
O segredo que não te contam sobre o filtro de barro
Afinal, existe o jeito certo de limpar o filtro de barro? Sim, existe uma regra básica que deve ser seguida para evitar problemas de saúde. Ela começa por não utilizar produtos de limpeza dentro do objeto, principalmente nas velas.
Neste caso, estamos falando de desinfetantes, água sanitária, detergentes, entre outros produtos de limpeza mais abrasivos que podem contaminar a água mesmo após algumas trocas.
Além disso, outros itens estão vetados desta limpeza, como escovas de aço e esponjas mais duras. O motivo está relacionado ao poder desses objetos de danificar as velas e a estrutura interna do filtro. Palhas de aço, por exemplo, podem deixar detritos que serão ingeridos na água mesmo após a lavagem correta.
Neste caso, o jeito certo de limpar o filtro de barro é começar evitando estes erros. Em seguida, em vez de utilizar produtos de limpeza e outros abrasivos, utilize apenas flanelas molhadas e água corrente para retirar as impurezas que ficaram no fundo do objeto.
Na parte de fora do filtro de barro, a liberdade de limpeza é maior. No entanto, o mais recomendado é utilizar uma esponja macia com algum produto desengordurante e, durante a secagem, uma flanela úmida. Isso já será bastante útil para remover a sujeira em excesso.
Foto: Julia Lohmann/Shutterstock
E no caso da vela?
Além da limpeza correta, outro segredo para manter o filtro limpo e funcionando bem é higienizar as velas da forma correta. A peça é a principal parte da limpeza da água, pois é ela que retira todas as impurezas, principalmente aquelas que não enxergamos a olho nu.
O período ideal para retirar as velas do filtro para limpeza é a cada 8 dias. Nesse caso, o filtro precisa estar vazio; ademais, é importante não utilizar detergente, sabão ou qualquer outro produto. Água corrente e as próprias mãos são suficientes.
Para a secagem, não utilize tecidos, pois fiapos podem grudar nas velas. Com essas recomendações, seu filtro de barro irá durar mais, além de sempre oferecer água filtrada de qualidade.