Inmet alerta: pode chover mais de 70 mm; veja quando e onde

Previsão do tempo marca o retorno das chuvas em algumas áreas do país.



Quando calor e alta umidade se juntam, o resultado são chuvas que podem ultrapassar os 60 mm. Além disso, a passagem de uma frente fria pode aumentar ainda mais os volumes a partir da próxima semana. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Pancadas de chuva são esperadas nesta semana na região Norte, com volumes acima de 60 mm. O motivo é a combinação entre calor e alta umidade, que provocará mais precipitações em pontos do centro-norte do Amazonas e do Pará, Amapá e Roraima. Também pode haver pancadas isoladas e com menos acumulados em outras regiões.

Chuvas não dão trégua

Segundo a previsão do Inmet, também deve chover em áreas do Nordeste, mais precisamente na faixa leste, nas áreas do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba. Precipitações acima de 40 mm são esperadas na fronteira agrícola do Sealba, que inclui áreas de Sergipe, Alagoas e Bahia.

Na faixa norte do Nordeste, que vai do Maranhão ao Rio Grande do Norte, pode haver pancadas de chuva isoladas. No interior, no entanto, a previsão é de tempo quente e seco. Confira a seguir o mapa do Inmet com a previsão de chuva para esta semana:

Foto: Reprodução/Inmet

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, o tempo permanece aberto e seco, embora possa ocorrer chuva fraca em partes do Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.

Já na região Sul, a semana será de tempo seco, mas que pode evoluir para chuvas a partir de domingo, 16, no Rio Grande do Sul. O motivo é a chegada de uma frente fria na região.

Previsão indica chuva para a semana que vem

Apesar da pouca chuva nesta semana, estão previstos os maiores acumulados de chuva na região Norte entre os dias 18 e 26 de junho, englobando o noroeste do Amazonas, norte do Pará, Roraima e áreas do leste do Amapá. Ao todo, o volume pode chegar a 60 mm de água. No mesmo período, também deve chover na faixa leste do Nordeste.

Enquanto isso, no Sudeste e Centro-Oeste, a próxima semana deve se manter igual à atual, com tempo quente e seco. No entanto, em áreas como São Paulo e Rio de Janeiro, rápidas pancadas de chuva podem ocorrer abaixo dos 40 mm.

Já no Sul, na semana de 18 a 26 de junho, o Inmet alerta para acumulados de chuva superiores a 70 mm em áreas do Paraná e Santa Catarina.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário