A Defensoria Pública do Estado do Rio alerta a população para um novo golpe que está acontecendo no Brasil. Criminosos estão criando contas de luz falsas para conseguir dinheiro das pessoas. Através do Instagram, o órgão relatou detalhes do golpe.
Segundo a Defensoria, os golpistas criaram um boleto com identidade visual idêntica a da companhia fornecedora de energia. A diferença entra a conta fake e a original é imperceptível, por isso, na maioria das vezes a pessoa só se dá conta de que foi vítima de um conto quando percebe que a fatura segue em aberto.
O principal alvo dos golpistas são pessoas na terceira idade que, em muitos casos, utilizam o boleto físico para pagamento. Pessoas mais jovens tendem a utilizar o boleto bancário virtual e recebê-lo por e-mail. No entanto, todo cuidado é pouco.
Semelhança entre conta fake e original impressiona autoridades (Foto: Divulgação/Enel)
Como evitar o golpe?
A Defensoria Pública possui um canal especializado na defesa do consumidor. Através desse atendimento, o órgão presta assistência em casos como o golpe das contas falsas. O telefone do canal é 129, o contato também pode ser feito através do aplicativo Defensoria RJ.
Segundo o órgão, a melhor maneira de evitar cair em golpes é verificar os dados do destinatário. Eles são exibidos no ato do pagamento e podem ser conferidos antes da conclusão. O ideal é comparar o CNPJ e nome da empresa, por isso, tenha sem mãos uma conta antiga para fazer essa análise.
O que dizem as distribuidoras de energia?
A Enel Distribuição Rio, afirmou ao Extra que não tomou conhecimento em relação à prática criminosa. No entanto, a companhia reforçou a importância de checar o nome do beneficiário no ato do pagamento.
Em caso de pagamento via Pix, o nome que aparece é ‘Enel Distribuição Rio de Janeiro’. Já para o pagamento em boleto, o usuário deve chegar se aparece ‘Ampla Energia e Serviços S.A’, na tela.
A empresa ressalta que todos os boletos são identificados pelo CNPJ: 33.050.071/0001-58. Em caso de dúvidas, a orientação é procurar um dos canais de atendimento da concessionária.
Já a Light, empresa privada de fornecimento de energia, detalhou que os boletos falsos tendem a não ser nominais. Por isso, é possível ver quando a concessionária não é quem irá receber o valor.
O nome correto é ‘Light Serviços de Eletricidade S. A’. A empresa também orientou que os clientes que caírem nesse golpe devem entrar em contato com sua agência de relacionamento bancário para abertura de reclamação e avisarem à polícia.