Com quantos anos você descobriu que o icônico símbolo da maçã do iPhone é um botão que esconde alguns segredos? Sim, você não leu errado. Trata-se de uma funcionalidade que já está há um bom tempo disponível em dispositivos com iOS.
Apesar de ser bastante útil, esse recurso ainda é um mistério para muitas pessoas. Isso pode acontecer porque, para ativá-lo, é preciso alterar algumas opções de acessibilidade, seção do celular que quase não visitamos.
O que o botão secreto do iPhone faz?
Se você está curioso para saber o que o botão secreto do iPhone esconde, saiba que ele executa muitas ações, sendo:
- Pesquisar algo no Spotlight
- Abrir multitarefa
- Bloquear a rotação
- Ver notificações
- Executar um atalho
- Ações de acessibilidade
- Abrir a câmara
- Fazer uma captura de tela
- Ativar a lanterna
- Falar com a Siri
- Ir para a tela inicial
- Dentre outras
Outra opção é escolher duas funções distintas: uma para quando tocar duas vezes na maçã e outra para quando tocar três vezes. Ou seja, é possível configurar dois toques para abrir a câmera e três para o Spotlight.
Isso facilita a vida de quem deseja ter a câmera à mão e sempre está pesquisando alguma coisa no iPhone ou quando precisa abrir algum app rapidamente.
Foto: Ground Picture/Shutterstock
Como configurar o símbolo da maçã do iPhone em um botão?
Desde o iPhone 8 é possível ativar o símbolo da maçã que fica atrás do iPhone e transformá-lo em um botão. Porém, há uma condição: o celular precisa estar atualizado no iOS 14. Tendo este requisito, faça o seguinte passo a passo:
- Vá em “Ajustes”;
- Depois, toque em “Acessibilidade”;
- Na sequência, selecione a opção “Toque”;
- Por último, vá em “Tocar atrás”;
- Pronto!
Vale destacar que é possível selecionar uma função para quando você tocar duas vezes na maçã e outra para quando tocar três vezes. Existem várias funções disponíveis, e cada dono de iPhone pode decidir qual delas é do seu interesse. Uma das mais usadas é executar um atalho, como reproduzir uma playlist no Apple Music ou acessar algum aplicativo.