Não late e não adoece: esta é a raça de cachorro que está entre as mais procuradas pelas pessoas

Com expectativa de vida entre 12 e 14 anos, raça também é uma das mais procuradas por quem sofre com perdas.



Os cães são como amigos fiéis, carinhosos e guardiões dos seus tutores. Eles nos acompanham em diversas fases da vida, tanto nos momentos bons quanto ruins. Apesar de tantas qualidades, muitas pessoas hesitam em ter um cachorro de estimação por causa dos latidos altos, principalmente quem mora em apartamento, ou por saberem que um dia, em algum momento, eles irão nos deixar.

É partindo deste ponto que muitas pessoas, ao adotarem um pet, devem analisar alguns pontos importantes em relação às características da raça do animal, para que isso não acabe se tornando um problema, principalmente para o bichinho. Para aqueles que desejam um cachorro que late pouco e adoece com menos frequência, existe uma raça que atende a essas características.

Não late e não adoece fácil: qual é a raça de cães mais procurada pelas pessoas?

Quando adotamos um animal, devemos pensar que gastos em relação à sua saúde poderão ocorrer. Muitos tratamentos veterinários são caros e, nesse ponto, é importante conhecer quais são as raças de cachorro mais difíceis de adoecerem.

Neste ponto, o basenji é a raça ideal. Animais desta espécie têm aparência semelhante aos cães da raça Dingo, com pelagem brilhante, curta e macia. Ela pode ser vermelha e branca, preta e branca, preta, tricolor ou outras cores misturadas. Sua aparência exótica remonta ao Antigo Egito. Quanto ao seu peso, animais desta espécie não ultrapassam os 13 quilos.

Dentre as características da raça, o basenji é conhecido por não latir muito. Porém, quando decide uivar, parece uma sirene de emergência, explicam especialistas. Esse jeito peculiar em relação à forma de se expressar, com poucos latidos, pode ser um ponto positivo para quem opta por não ter um pet pela questão de barulho.

Em relação à altura, um macho adulto não ultrapassa os 43 cm, indo das pernas até o ponto mais alto da omoplata. Já as fêmeas atingem os 40 cm nesta mesma medição.

Foto: Anna Admine/Shutterstock

Expectativa de vida do basenji

É comum pessoas evitarem adotar um pet, pois têm dificuldade em lidar com perdas. No caso da raça basenji, a expectativa média de vida varia de 12 a 14 anos, algo semelhante ao de outras raças. No entanto, esses animais possuem maior resistência em razão de seu sistema imunológico forte e adoecem com menor frequência, características que reduzem as preocupações dos tutores relacionadas à saúde.

Por outro lado, nos últimos anos de vida, os cães da raça basenji tendem a se tornar sedentários e muitos problemas podem vir acompanhados do excesso de peso. Nessa situação, é fundamental consultar um veterinário para analisar eventuais complicações.

Por último, uma curiosidade sobre os basenjis: eles são parecidos com os gatos em relação à limpeza corporal. Nesse ponto, os cães desta raça estão constantemente se lambendo. Além disso, sua pelagem não causa alergias e os animais não possuem doenças hereditárias.




Voltar ao topo

Deixe um comentário