A Netflix deu início à sua maior atualização no aplicativo para TV em 10 anos. A gigante do streaming informou à agência de notícias Reuters que o novo visual pretende facilitar a navegação do usuário na página inicial, ajudando os indecisos a escolherem melhor o que assistir.
Uma das mudanças mais significativas será nos blocos estáticos de programas e filmes. Eles serão substituídos por “caixas” que se estendem quando o usuário pousar o direcional do controle remoto sobre elas. Quando isso acontecer, o aplicativo liberará informações mais rápidas a respeito do conteúdo.
Novidades no aplicativo da Netflix para TV
Além das informações sobre conteúdos, prévias e trailers também serão exibidos na nova caixa, contanto que o usuário mantenha o bloco selecionado.
O novo compilado de informações também oferecerá na mesma tela o número de episódio, o gênero e o ano de lançamento, facilitando a identificação pelo assinante.
Outra mudança será no menu que aparece no lado esquerdo da página inicial do aplicativo. Ele também passará por alterações, ficando no topo da página com as opções: “Minha Netflix”, “Filmes”, “Programas”, “Pesquisa” e “Página inicial”.
O comando “Voltar” do controle remoto da TV direcionará para a tela inicial do aplicativo. Ou seja, na prática, isso significa que, se você estiver no fim da página, será preciso apenas clicar em “Voltar” para subir novamente ao menu principal.
Mudanças se tornaram necessárias
Segundo o executivo da Netflix, Pat Fleming, as mudanças tornaram-se fundamentais após uma pesquisa encomendada pela empresa. De acordo com os dados obtidos, os usuários estavam fazendo uma “ginástica ocular” para tentar encontrar um título interessante na plataforma, o que provocava uma maior fadiga visual.
No geral, percebeu-se que o assinante precisa de muitos cliques e de rolar a tela várias vezes para encontrar informações relevantes. “Muitas vezes vemos membros fazendo ginástica com os olhos enquanto examinam a experiência doméstica. Queremos que os membros tenham mais facilidade para descobrir se um título é adequado para eles”, revelou o executivo ao The Verge.
Por outro lado, a empresa reforçou que não está fazendo alterações em seu algoritmo de recomendação, pois pretende continuar indicando aos assinantes cada vez mais conteúdos de acordo com seu perfil.
Foto: Reprodução
Quando chegam as novas atualizações no app da Netflix?
A princípio, a plataforma fará testes com a nova página inicial entre um pequeno grupo de assinantes que utilizam TVs inteligentes, além de outros dispositivos de streaming. Após o feedback e possíveis alterações, o lançamento deve ocorrer para toda a base de usuários ao redor do globo.
Conforme revelou Pat Flemming, o objetivo é compartilhar as novidades com os membros nos próximos meses e trimestres. Esta será a maior atualização no layout da plataforma em um período de 10 anos.