scorecardresearch ghost pixel



O inimigo que dorme ao lado: qual aparelho mais consome energia em casa?

Muitas pessoas acreditam que os aparelhos consomem energia de forma igual. A verdade não é bem assim!



Uma das preocupações mais comuns das pessoas é em relação ao consumo de energia elétrica mensal. O avanço tecnológico acabou nos transformando em seres que vivem conectados, seja nas redes sociais ou utilizando aparatos que exigem o consumo de energia.

Dessa forma, tem-se tornado cada vez mais necessário buscar alternativas eficientes e econômicas para evitar que isso pese no bolso e atinja o meio ambiente de certa forma.

É comum as pessoas acreditarem que todos os aparelhos consomem energia da mesma forma. Errado! O gasto varia conforme as características de eficiência, a tecnologia empregada e, claro, a frequência de uso. Atualmente, as empresas estão focadas em melhorar a eficiência sem afetar o consumo, mas ainda assim existem os chamados “vilões” da conta de luz.

Qual é o aparelho que menos consome energia elétrica na casa?

Quando o assunto é baixo consumo energético, as lâmpadas de LED são campeãs disparadas. Isso porque são capazes de converter uma grande parte da energia que consomem em luz, garantindo menos desperdício na forma de calor.

Além disso, elas possuem vida útil prolongada, o que resulta em economia a longo prazo e menos substituições. Portanto, antes de sair culpando as luzes ligadas pela casa pelo alto consumo, é melhor rever o que pode, de fato, estar consumindo energia.

Foto: Reprodução

Qual é o aparelho que mais consome energia elétrica?

Se você quer economizar energia em casa, é melhor pensar duas vezes antes de ligar o ar-condicionado. Sim, apesar de ser adorado em dias de calor, o aparelho pode elevar de forma notável a conta de luz da casa.

A boa notícia é que é possível mitigar os gastos adotando algumas medidas na hora da compra. Como, por exemplo, começar escolhendo o dispositivo com a potência adequada para o espaço que precisa de climatização. Se ela ficar abaixo ou acima do recomendado, pode haver um gasto energético desnecessário.

Além disso, outro ponto importante é atentar-se à manutenção do aparelho. Fazer limpezas regulares contribui para a filtragem do ar e reduz a força energética emitida pelo aparelho.

4 dicas para reduzir a conta de luz

Após descobrir o que mais gasta e o que menos consome energia, veja a seguir algumas dicas que podem ajudar a reduzir a fatura de energia mensal.

  • Utilize cortinas térmicas, pois elas ajudam a manter a temperatura do ambiente estável, reduzindo a necessidade de ligar o ar-condicionado.
  • Ao comprar um eletrodoméstico, observe se se ele possui o selo Procel, pois isso significa melhor eficiência energética.
  • Antes de ligar a luz, aproveite ao máximo a luz natural do ambiente. Abra cortinas e janelas durante o dia.
  • Desligue os aparelhos em stand-by, o famoso modo espera. Tire eles completamente da tomada para minimizar o consumo de energia.




Voltar ao topo

Deixe um comentário