scorecardresearch ghost pixel



O jeito certo de calibrar o pneu – muita gente insiste em fazer errado

Calibrar os pneus do carro corretamente é importante para a segurança e eficiência do veículo. Veja neste passo a passo a forma correta e evite problemas no seu carro.



Calibrar os pneus corretamente é uma tarefa simples, mas de extrema importância para a segurança e economia do seu veículo. Pneus com a pressão ideal garantem melhor aderência à pista, menor desgaste e consumo de combustível, além de aumentar a vida útil dos pneus. Por mais simples que possa parecer, muitas pessoas ainda cometem erros.

Seguir algumas dicas pode te ajudar a ter a atenção que o seu carro precisa, garantindo um melhor desempenho e um reforço extra na segurança de todos. Por isso, saiba quais passos seguir.

Dicas para calibrar os pneus

O primeiro de tudo é encontrar a pressão ideal. Para isso, consulte o manual do seu carro para saber a recomendada para cada pneu. Em alguns veículos, a pressão também está indicada em uma etiqueta na coluna da porta do motorista.

Depois, procure um posto de combustível que tenha uma máquina de calibragem de pneus. De preferência, aquele que seja mais próximo da sua casa. Isso porque é importante que os pneus estejam frios para garantir uma leitura precisa da pressão. Evite calibrá-los logo após dirigir.

Localize a válvula do pneu e retire a tampa protetora. Em seguida, encaixe o calibrador na válvula do pneu e verifique a pressão atual. Só então você deve ajustar a pressão. Adicione ou libere ar conforme necessário para atingir a pressão recomendada pelo fabricante.

Repita o processo para todos os pneus do veículo, incluindo o estepe. Não se esqueça dele! Depois, tenha o cuidado de proteger as válvulas, recolocando as tampas após a calibragem.

O ideal é calibrar os pneus pelo menos uma vez por mês para garantir a pressão ideal. Antes de viagens longas ou quando o carro estiver carregado com mais peso, verifique a pressão dos pneus.

Benefícios da correta calibragem dos pneus

Segurança: pneus com a pressão ideal garantem melhor aderência à pista, reduzindo o risco de acidentes.

Eficiência: a calibragem correta dos pneus diminui o consumo de combustível, economizando dinheiro.

Economia: pneus calibrados duram mais tempo, evitando trocas frequentes e despesas extras.

Desempenho: a pressão ideal dos pneus proporciona melhor dirigibilidade e conforto ao dirigir.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário