scorecardresearch ghost pixel



ONG revela os 10 países mais corruptos do mundo; será que tem Brasil?

Estudo aponta as nações com maior índice de corrupção pelo mundo e algumas das principais causas.



O problema da corrupção é um dos grandes desafios geracionais da sociedade. Presente em diversas eras da política, ele agrava situações de pobreza e acentua as diferenças sociais existentes. Infelizmente, muitas nações são acometidas por governantes que adotam medidas que vão na contramão do crescimento uníssono da população.

Mas você já parou para pensar quais são os países mais corruptos do mundo? A ONG Transparência Internacional (TI) tentou encontrar a resposta para essa pergunta por meio de um levantamento do Índice de Percepção de Corrupção (IPC), referente ao ano de 2022.

No estudo, foram avaliados dados de 180 países, que receberam notas de 0 a 100, onde o número mais baixo refere-se aos países líderes em corrupção. Será que o Brasil está no meio?

Tops da corrupção: estes são os 10 países mais corruptos do mundo

Confira a seguir a lista de países que são campeões quando o assunto é corrupção.

10º. Líbia

O país somou 18 pontos, ficando em 10º lugar na lista de países mais corruptos do mundo. A nação, que vivia sob a ditadura de Muamar Gaddafi, morto em 2011, ainda enfrenta sérios problemas em sua política interna.

. Nicarágua

Com 17 pontos no ranking, este país da América Central aparece em 9º lugar na lista dos mais corruptos. Além do mal da corrupção, quem vive no país precisa lidar com a violência e a ação de gangues nas ruas.

8º. Coreia do Norte

O país, conhecido pela ditadura comunista que se estende desde a década de 1950, apresentou 17 pontos no IPC, o que o colocou na lista dos países mais corruptos do mundo.

7º. Haiti

Considerado o país mais pobre da América Latina, o Haiti sofre com a corrupção e a insolvência do governo. Diante dos golpes e do constante estado de instabilidade na ilha, além da violência, o país marcou 17 no quesito países mais corruptos do mundo.

6º. Guiné Equatorial

A Guiné Equatorial possui sérios problemas de corrupção, que afetam diretamente a qualidade de vida dos moradores. O país também marcou 17 pontos no ranking IPC.

5º. Iêmen

Este país do Oriente Médio é considerado um dos lugares mais perigosos do mundo e soma 16 pontos no quesito corrupção. Outro problema do local é sua constante guerra civil.

4º. Venezuela

Com 13 pontos no índice de corrupção, o país vizinho ao Brasil é governado pelo ditador Nicolás Maduro. O colapso econômico enfrentado pelos venezuelanos é outra questão que aflige a economia dos moradores.

3º. Síria

A Síria marcou 13 pontos e entrou para o ranking dos países mais corruptos do mundo. Além de viver em uma ditadura, o país enfrenta uma longa guerra civil.

2º. Sudão do Sul

Apesar de ser um país relativamente novo e dissidente do Sudão, o local apresenta 13 pontos no índice de corrupção. Além dessa questão, o Sudão do Sul ainda enfrenta questões pungentes de fome e segurança pública.

1º. Somália

Foto de Mogadíscio, capital da Somália (Foto: hamza sulub/Shutterstock)

Em primeiro lugar da lista está a Somália, que marcou 11 pontos no IPC. Segundo o ranking, esta é a nação mais corrupta do mundo, além de ser considerada uma das líderes em pobreza entre seus habitantes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário