scorecardresearch ghost pixel



Perigo de tempo quente! Nova onda de calor atinge 3 estados brasileiros; veja onde

Mudança brusca de temperatura pode provocar riscos à saúde, incluindo problemas respiratórios, dores de cabeça e náuseas



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta laranja referente ao perigo de uma nova onda de calor. Três estados brasileiros são o alvo do fenômeno, que aumentará consideravelmente as temperaturas nas regiões. O alerta começou a valer a partir das 9h desta quinta-feira (13). E se encerra na noite de hoje (14).

Segundo a previsão, as temperaturas devem ficar pelo menos 5ºC acima da média, situação que pode se estender de três a cinco dias. Para o Inmet, esse aumento pode apresentar riscos à saúde da população nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Conforme explica Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, a culpa é do fenômeno chamado de anticiclone, que mantém a massa de ar quente nas regiões mais afetadas. Essa mudança brusca pode provocar riscos à saúde, podendo gerar problemas respiratórios, dores de cabeça e náuseas, principalmente em caso de umidade abaixo de 25%.

Alerta Inmet para nova onda de calor

Ao todo, três estados sofrerão com a onda de calor. A começar pelo Paraná: o calor se concentra no noroeste do estado, em cidades como Campo Mourão, Cascavel e Londrina. Neste último município, a previsão aponta para temperaturas máximas de 31ºC.

Outro estado afetado pela onda de calor é o Mato Grosso do Sul, principalmente a parte mais ao norte e na área com divisa de Minas Gerais. A área pantaneira e na região de Corumbá serão as mais afetadas. Segundo o Climatempo, a previsão máxima indica 36ºC nesta sexta-feira.

Por fim, São Paulo será outro estado que sofrerá com a onda de calor. As regiões que precisam de atenção são Bauru, Araçatuba, Presidente Prudente, Ourinhos e Assis. Em Presidente Prudente, os termômetros vão marcar 32ºC, enquanto em Bauru, 30ºC.

Foto: Reprodução/Inmet

Dicas para se refrescar no calor

Diante do alerta de aumento nas temperaturas, a recomendação é encontrar formas de se refrescar no calor. Algumas dicas incluem:

Foto: Shutterstock

  • Deixe o ar circular por toda a casa. Para isso, deixe portas e janelas abertas para que a brisa fresca entre.
  • Troque as lâmpadas fluorescentes pelas de LED para evitar o aumento na sensação de calor, principalmente dentro do quarto à noite.
  • Tenha plantas em casa, pois elas ajudam a balancear a temperatura do ambiente, renovando o ar.
  • Utilize cortinas, principalmente quando o sol bate diretamente na janela. O tecido pode repelir as ondas de calor que vêm de fora.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário