Muitos brasileiros sonham em conhecer a enigmática e romântica cidade de Veneza, localizada no nordeste da Itália. O que nem todos sabem é que a cidade de Recife é considerada carinhosamente como a Veneza Brasileira.
Motivos não faltam para essa irmandade entre as cidades, que oferecem história, cultura e uma enorme variedade de belezas naturais. No geral, a comparação com a famosa cidade italiana surge a partir dos numerosos canais, rios e pontes que cruzam o município nordestino, especialmente os rios Beberibe e Capibaribe.
Este apelido encantador foi dado por refletir as semelhanças fluviais com a Veneza italiana, o que proporciona uma paisagem urbana pitoresca e única. Além disso, a capital nordestina é repleta de ilhas e manguezais que conferem um aspecto todo especial à sua geografia. Por tudo isso, não é difícil se sentir na cidade italiana ao visitar este endereço encantador.
Foto: Reprodução
Quando surgiu o apelido de “Veneza Brasileira”?
Por ser única e fascinante, repleta de rios, pontes e dona de uma arquitetura exuberante que reflete sua história e cultura, o apelido de “Veneza Brasileira” foi dado a Recife pelo escritor francês Albert Camus, no ano de 1949.
Essa atribuição surgiu após comparações à presença marcante de rios e canais da capital nordestina, como o Capibaribe e o Beberibe, e suas várias pontes que conectam diferentes áreas da cidade. Esta característica singular possibilita passeios inesquecíveis tanto por água quanto por terra, garantindo aos visitantes um olhar único da cidade.
A arquitetura de Recife pode ser entendida como uma mistura de estilos, com forte presença do modernismo do início do século XX, sob a forte influência de arquitetos como Luiz Nunes, Fernando Saturnino de Britto, Delfim Amorim e o paisagista Burle Marx.
O Centro Histórico, apesar de ter passado por momentos de descaracterização ao longo do tempo, ainda remonta ao período colonial e à ocupação pelos holandeses.
Foto: Reprodução
Além disso, o conjunto de pontes históricas da cidade é um dos grandes atrativos, como a Ponte Santa Isabel, considerada a primeira ponte de ferro da cidade. Cada uma delas ajuda a conferir esse ar veneziano, contribuindo para a estética e o charme da capital.
Ponte Santa Isabel, em Recife (Foto: Reprodução)
Curiosidades sobre Recife
Recife é uma das cidades mais fascinantes do Brasil. O município detém o título do maior bloco de Carnaval do mundo, o Galo da Madrugada, além de ter uma culinária típica famosa, como o famoso bolo de rolo, sobremesa recheada com goiabada. Por outro lado, a cidade também é conhecida por ter um histórico de alta incidência de tubarões nas praias.
Por tudo isso, Recife se consolidou não só como a Veneza Brasileira, como também uma metrópole que reúne passado e modernidade. Os visitantes que chegam à cidade são recebidos com uma excelente imersão não apenas em belezas naturais, mas também em cultura e história.