Sem avisar consumidores, Heineken muda fórmula da cerveja no Brasil

Receita usada no Brasil é diferente da divulgada ao redor do mundo. Entenda o caso.



Se você é fã da cerveja Heineken, pode não ter notado, mas a sede brasileira da empresa alterou a fórmula original de uma das bebidas mais consumidas no mundo. O mais curioso é que isso foi feito há pelo menos três anos, sem que os clientes ficassem sabendo.

Segundo a fórmula original da Heineken, a bebida deve ser produzida em 28 dias. No entanto, ao que tudo indica, no Brasil, desde 2021, a cerveja vem sendo produzida entre 21 e 23 dias.

Em declaração ao portal Metrópoles, a Heineken informou que sua produção sempre foi de 21 dias. No entanto, essa afirmação é diferente da adotada pela comunicação institucional. A declaração vai na contramão dos documentos com dados dos testes realizados pela cervejaria para analisar o impacto que a redução do tempo teria no sabor final da cerveja.

Fórmula original

De acordo com a fórmula original de produção da Heineken, o tempo mínimo de duração é 28 dias. Neste período, acontece o enchimento do tanque, que dura entre 12 e 24 horas, além do tempo de fermentação, cujo período varia entre sete e oito dias.

O tempo de armazenamento necessário para a bebida atingir a quantidade exata de diacetil conforme a fórmula varia de seis a oito dias. A substância é um aromatizante produzido na fermentação, encontrado não apenas em cervejas, mas também em vinhos, iogurtes e outros produtos. No caso da Heineken, para alcançar a quantidade específica de diacetil conforme a fórmula, são precisos de sete a oito dias.

Segundo funcionários que trabalham na Heineken, ouvidos pelo Metrópoles de forma anônima, a fórmula original da Heineken no Brasil passou por mudanças há, pelo menos, três anos. O objetivo é suprir a demanda da bebida em território nacional.

Foto: Yurchenko S/Shutterstock

A princípio, houve uma redução de cinco dias na produção, que passou de 28 para 23 dias. Em seguida, a empresa começou a produzir a bebida em 21 dias, sete a menos do que a fórmula original global estipulava.

Mas a alteração não foi apenas no tempo de produção; novos documentos mostram que a Heineken iniciou testes para a produção da cerveja em tanques verticais, indo contra a receita original e o que é divulgado nos canais oficiais de comunicação da marca.

Sobre a produção da Heineken do Brasil

A Heineken, em seu site oficial, afirma que a cerveja é produzida da mesma forma desde 1873, data da sua primeira fabricação. A empresa faz questão de reforçar que leva “longos 28 dias” para ficar pronta. Nenhuma menção sobre 21 dias de produção no Brasil aparece na página.

Vale destacar que, em 2016, quando veio ao Brasil, o mestre-cervejeiro global da Heineken, Willem van Waesberghe, relatou que a receita original da marca nunca muda e que a qualidade da cerveja é a mesma em todos os cantos do mundo. Segundo o especialista, trata-se de uma descoberta antiga, utilizada até hoje para garantir uma cerveja refrescante e balanceada. Até o momento, a marca não se pronunciou sobre a discrepância dos prazos.

*Com informações do Metrópoles




Voltar ao topo

Deixe um comentário