scorecardresearch ghost pixel



Sol ou chuva: como será o clima nos mesese de junho, julho e agosto? Inmet ‘dá a letra’

Instituto de meteorologia revela onde pode chover e quais lugares o tempo seco predomina.



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revelou como será a previsão do tempo nos próximos três meses. Ao que tudo indica, em junho, julho e agosto, choverá acima da média em algumas regiões. Já em outras, o calor será predominante, assim como a baixa umidade.

Na região Sul, a previsão aponta a presença de chuvas acima da média em grande parte da região, com exceção do oeste do Rio Grande do Sul. Em relação à temperatura do ar, deverá prevalecer a média histórica, sobretudo no norte do Paraná. Em áreas serranas, os termômetros devem marcar abaixo dos 14ºC.

Vale destacar que as chuvas ocorridas no Rio Grande do Sul nos últimos meses podem favorecer a semeadura dos cultivos de inverno. Por outro lado, restrições hídricas podem acontecer no norte do Paraná e atrapalhar o plantio do trigo e do milho.

Foto: Shutterstock

E nas outras regiões? Como fica o clima?

Na região Centro-Oeste, a previsão aponta a presença de chuvas, porém de forma tímida e abaixo da média em toda a área. A redução no nível das precipitações manterá o período seco, o que aumentará as temperaturas. Alguns dias, inclusive, podem apresentar calor acima da média. Dias mais amenos são esperados apenas pela manhã.

Enquanto isso, na região Norte, o Inmet aponta para o predomínio de chuvas acima da média em grande parte da região, sobretudo no mês de junho. O estudo também indica uma ampliação da área com baixos níveis de umidade no solo, principalmente na parte centro-sul amazônica. São previstas chuvas de maior intensidade no Acre e Rondônia, assim como no sudeste do Amazonas, sul do Pará e Tocantins.

No Sudeste, o clima aponta para chuvas próximas ou abaixo da média em áreas de Minas Gerais e Espírito Santo, bem como em áreas de São Paulo e Rio de Janeiro. Os termômetros devem permanecer acima da média histórica nos próximos meses, principalmente em Minas Gerais e São Paulo. A previsão indica ainda a redução do armazenamento hídrico do solo em boa parte da região no decorrer dos próximos meses.

Por fim, na região Nordeste, dados do Inmet indicam chuvas próximas ou acima da média climatológica em boa parte da área, principalmente nos meses de junho e julho. Os níveis de água no solo estarão elevados em estados como Maranhão e Ceará, além da costa leste do Nordeste. Nos outros estados, a previsão aponta baixos índices de umidade no solo devido à redução das precipitações, principalmente no interior.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário