Vampiros da conta de luz! 6 aparelhos que consomem energia mesmo desligados

Corte este hábito enraizado na sua rotina e sinta a diferença que isso fará na sua fatura de energia.



Já imaginou viver em um mundo sem energia elétrica? Pois é, seria um verdadeiro filme de terror na vida real. Felizmente, Benjamin Franklin, o homem que contribuiu significativamente para o entendimento desta maravilha dos tempos modernos no ano de 1752, não imaginou que a conta de luz também poderia ser um pesadelo para muitas famílias.

Atualmente, as casas estão abarrotadas de aparelhos e dispositivos que facilitam muito a vida das pessoas. No entanto, como tudo na vida tem um preço, essa comodidade tecnológica se reflete nos gastos da conta de luz. Contudo, o pior vem a seguir: mesmo desligados, alguns aparelhos são verdadeiros “vampiros de energia”.

Quais são os eletrodomésticos que continuam consumindo energia mesmo quando desligados?

Poucas pessoas sabem, mas deixar aparelhos conectados na tomada, mesmo desligados, consome energia elétrica. Dentre os campeões no quesito de consumo, estão eletrodomésticos que fazem parte do nosso dia a dia e sem os quais dificilmente vivemos.

A começar pelas telas das televisões, que, mesmo em modo de espera, gastam energia para manter a memória ativa e ligarem mais rápido. Quanto ao consumo, ele pode variar, dependendo do modelo e tamanho do aparelho. Se não quiser pagar caro na conta de luz, então tire a TV da tomada quando não estiver assistindo.

Os computadores são outro exemplo de consumo de energia mesmo quando não estão sendo utilizados. Se não retirarmos o cabo alimentador da tomada, o dispositivo continuará consumindo energia para manter o modo standby ou hibernação.

Deixar o computador em modo de espera também consome energia. (Foto: Ken Easter/Shutterstock)

Portanto, para ter uma conta de luz menos alta, retire o aparelho da tomada quando não estiver utilizando. O mesmo vale para os videogames, que também consomem bastante energia no modo de espera ou repouso, embora essa atitude possa parecer inofensiva.

Tire tudo da tomada ou sua conta de luz nunca ficará baixa

Alguns eletrodomésticos de cozinha também entram na lista de dispositivos que consomem energia mesmo desligados. Por mais surpreendente que possa parecer, tanto o micro-ondas quanto os fornos elétricos e as cafeteiras são campeões em gastar energia mesmo quando não estão sendo utilizados.

Por isso, é fundamental deixá-los desligados, mesmo que isso implique a “difícil” tarefa de conectá-los à tomada. Muitos micro-ondas, inclusive, trazem um relógio marcando as horas. Apesar de parecer prático e de baixo consumo, essa função ainda consome energia elétrica.

Portanto, a solução é simples e prática: desconecte todos os aparelhos eletrônicos da rede elétrica quando eles não estiverem mais sendo utilizados. Além disso, sempre que comprar um eletrodoméstico novo, opte por aqueles de baixo consumo de energia. Você verá a diferença que isso fará na conta de luz.




Voltar ao topo

Deixe um comentário