Você já adquiriu peças em brechós? No Brasil, esse tipo de comércio tem ganhado força, impulsionado por uma maior conscientização sobre sustentabilidade e consumo consciente. Segundo uma pesquisa feita pela Troc, uma plataforma de revenda de roupas usadas, o mercado de brechós no Brasil cresceu cerca de 40% entre os anos de 2020 e 2022.
Outro levantamento, desta vez realizado pela Associação Brasileira de Reciclagem Têxtil (ABR), aponta que a economia gerada pelos brechós pode alcançar mais de R$ 1 bilhão por ano, destacando a importância desse segmento na economia circular.
O preço mais em conta e a facilidade de encontrar peças mais diversificadas, em meio a uma produção exagerada no mundo da moda, são um ponto forte para o segmento. No entanto, para montar um bom acervo de roupas, é preciso seguir algumas dicas que podem ajudar.
Brechós são conhecidos por ter peças diferentes e únicas – Foto: Canva PRO
1. Faça uma pesquisa de estilo
O primeiro passo é conhecer seu estilo. Por isso, antes mesmo de sair de casa, é interessante pesquisar inspirações de looks e roupas que possam agradar. Utilize plataformas como Pinterest e Instagram para se familiarizar com tipos específicos de peças e como elas podem ser estilizadas.
2. Leve sua sacola
Para garantir um garimpo mais eficiente, é interessante levar sua própria sacola. Isso torna o transporte de suas compras muito mais fácil e é uma opção mais sustentável. Além disso, muitos brechós não oferecem sacolas ou cobram por elas.
3. Vá mais de uma vez
Quem frequenta brechós deve saber que não adianta ir apenas uma vez. É um processo. Muitas vezes, você pode encontrar verdadeiros tesouros escondidos em prateleiras que não notou na primeira vez. Dar uma segunda ou terceira olhada pode revelar achados incríveis.
Tente ir ao brechó quando não estiver com pressa, para poder examinar as prateleiras e cabides com calma. Isso ajuda a evitar compras por impulso e a encontrar peças que realmente valham a pena.
4. Esteja aberto a inovar
Em um brechó, você encontrará muitas peças diferentes do seu estilo. Por isso, é importante ir com a mente aberta para experimentar diversas composições. O ideal é ser criativo, pensar fora da caixa e se divertir na hora de criar seus looks.
Busque peças que estejam em bom estado, sem manchas e avarias. É importante ressaltar que, em muitos casos, você encontrará criações vintage com um acabamento impecável. Essa é, inclusive, uma das principais vantagens de se comprar em um brechó.
Por isso, vá sem medo e sem preconceitos. Pesquise os brechós mais perto de você e organize-se para ir com tempo, vivendo a experiência completa de garimpar e renovar o guarda-roupa pagando pouco e com peças diferenciadas.