Conta de luz fica mais cara em julho: sai bandeira verde, entra a amarela

Previsão de chuvas abaixo da média influenciou a decisão.



Neste mês de julho, a conta de luz terá um aumento devido à ativação da bandeira amarela pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso ocorre devido às condições menos favoráveis para a geração de energia no Brasil.

A partir desta segunda-feira (1º), será adicionado um acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos devido à ativação da bandeira amarela. A última vez que a ação foi acionada no país foi em abril de 2022.

Bandeira amarela pode deixar a conta mais cara (Foto: Reprodução)

Falta de chuva é um dos motivos

Conforme comunicado da Aneel, a bandeira foi acionada devido à previsão de chuvas abaixo da média no segundo semestre e ao aumento esperado no consumo de energia durante esse período:

“Esse cenário de escassez de chuvas, somado ao inverno com temperaturas superiores à média histórica do período, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais.”

Bandeira mais barata

A boa notícia é que a bandeira amarela está mais barata desde março, com uma redução de 37% no seu valor, que antes era de R$ 2,989 por kW/h. A Aneel recomenda o uso consciente de energia, sem desperdícios.

O sistema de bandeiras foi criado em 2015 para indicar os custos da geração de energia no país. Ele inclui três tipos: verde (mais barata), amarela e vermelha (mais cara).

Como economizar na conta de luz

Para evitar aumentos na conta de energia mesmo com a bandeira amarela em vigor, algumas práticas simples podem fazer diferença significativa. De modo geral, as principais dicas são:

  1. Desligue aparelhos não utilizados.
  2. Opte por eletrodomésticos eficientes, como lâmpadas de LED e equipamentos com selo Procel, que certifica a eficiência energética de produtos e equipamentos.
  3. Ajuste o termostato do ar condicionado para uma temperatura confortável.
  4. Utilize cortinas e persianas para bloquear o calor excessivo.
  5. Aproveite ao máximo a luz natural durante o dia.

Além disso, controle o tempo de uso de chuveiros elétricos e evite banhos longos. Considere a instalação de sistemas de aquecimento solar para reduzir o consumo de energia elétrica. Fechar portas e janelas ao utilizar o ar condicionado e evitar o uso simultâneo de vários aparelhos elétricos também pode ajudar a manter as contas sob controle.

Por fim, conscientize todos os moradores sobre a importância de práticas econômicas, como evitar banhos muito longos e não deixar portas e janelas abertas enquanto o ar condicionado está ligado.

Pequenas mudanças de hábito podem fazer uma grande diferença no final do mês, mantendo as contas de energia sob controle mesmo em períodos com bandeira amarela.




Voltar ao topo

Deixe um comentário