Você já navegou pelo celular e, de repente, foi adicionado a um grupo do WhatsApp sem o seu consentimento? Ao abrir o aplicativo, descobre que o responsável por isso é, possivelmente, um golpista.
Entre os grupos criados por essas pessoas, destacam-se aqueles que vendem produtos e divulgam jogos de azar online, como o “tigrinho”.
O que pode estar por trás da adição em grupos desconhecidos no WhatsApp?
Segundo uma publicação do site O Tempo, a Folha de S. Paulo encontrou no Discord canais que direcionam os usuários a criarem esses grupos e adicionarem diversos contatos presentes em planilhas.
Em troca, seriam feitos pagamentos de 20 a 60 reais para os envolvidos. No que diz respeito ao funcionamento da estratégia, o esquema usa de listas de telefones vazadas na internet e pode atingir até 1.024 pessoas por vez.
Um dos grupos comenta que o “mentor” da ideia fica com 50% do lucro, o que indica, em teoria, a existência de um contratante externo, ainda conforme a matéria do O Tempo. Essa estratégia foi apelidada de “método”.
Foto: Shutterstock
WhatsApp está ciente da situação
O mensageiro da Meta comenta que, a partir desta terça-feira, 9 de julho, dará mais informações sobre os grupos, quando a adição partir de um estranho, ou seja, de uma pessoa cujo telefone não esteja salvo por quem foi adicionado.
Nesse sentido, é contextualizado que um balão avisará quem adicionou você, há quanto tempo o grupo foi criado e quem é o seu administrador. De acordo com a empresa, parte dos usuários já possuem acesso ao recurso, que estará disponível para todos nas próximas semanas.
Esse recurso permitirá aos usuários a permanecerem seguros em grupos. “A partir dessas informações, o usuário pode decidir se deseja permanecer ou sair do grupo e revisar algumas das ferramentas de segurança disponíveis para se manter seguro no WhatsApp”, explica a empresa por meio de um comunicado.
Configure suas preferências de privacidade
Por último, é importante notar que os usuários já podem configurar seu WhatsApp, na aba de privacidade, para que não sejam adicionados em grupos por estranhos. Para isso, basta ir até as configurações, seguir até “Privacidade”, ir até a aba “Grupos” e configurar para “Meus Contatos”.
Do mesmo modo, caso os usuários desejem ainda mais privacidade, é possível configurar para que apenas contatos vejam a foto de perfil e o status de “visto pela última vez”. Essa medida pode afastar golpistas.
*Com informações de O Tempo