Você sabe como calcular a idade de um gato em anos humanos? Compreender essa equivalência é preciso, pois a saúde dos felinos pode deteriorar com o passar dos anos, principalmente os animais mais velhos.
Ter consciência do estágio de vida do seu pet permite antecipar cuidados específicos, aumentando as chances de que seu amigo peludo viva mais e com mais qualidade.
Como calcular a idade do seu gato em anos humanos
Entre os diversos métodos para comparar a idade dos gatos com a dos humanos, os cientistas adotaram uma proposta em 2021 que estabelece quatro estágios de vida para os felinos. Esses estágios são definidos como: filhote (do nascimento até 1 ano) e adulto jovem (de 1 a 6 anos).
Confira a tabela abaixo para ver a equivalência entre as idades dos gatos e dos humanos.
Filhote
- 1 mês – 1 ano humano
- 3 meses – 4 anos humanos
- 6 meses – 10 anos humanos
- 1 ano – 15 anos humanos
Adulto Jovem
- 2 anos – 24 anos humanos
- 3 anos – 28 anos humanos
- 4 anos – 32 anos humanos
- 5 anos – 36 anos humanos
- 6 anos – 40 anos humanos
Adulto Maduro:
- 7 anos – 44 anos humanos
- 8 anos – 48 anos humanos
- 9 anos – 52 anos humanos
- 10 anos – 56 anos humanos
Foto: Shutterstock
Definição de gato sênior
Existem também os felinos encaixados no grupo “gato sênior”, que têm de 11 a 25 anos. Para esses gatos, a contagem da idade em anos humanos acompanha a proporção de 4 anos para cada ano do gato.
Caso você não saiba quando o seu pet nasceu, observe sua aparência. Filhotes costumam ter dentes mais brancos e pelagem mais brilhante.
Por via das dúvidas, leve seu pet ao veterinário para uma avaliação detalhada e para receber conselhos sobre os cuidados necessários.
Precauções que você deve ter com seu pet
De modo geral, há vários cuidados associados com os estágios que os gatos se encontram. Resumidamente, aqui estão alguns dos principais:
- Filhotes: necessitam de uma dieta rica em proteínas e calorias para o crescimento, além de visitas frequentes ao veterinário para vacinação e controle de parasitas.
- Adultos Jovens: precisam de uma alimentação balanceada e de estímulos físicos e mentais. É importante manter as consultas veterinárias anuais.
- Adultos Maduros: devem ter uma dieta ajustada para evitar ganho de peso e problemas articulares. As consultas veterinárias devem ser semestrais para monitorar a saúde.
- Sêniors: requerem atenção especial com a dieta, focando em alimentos de fácil digestão. Consultas veterinárias frequentes são indispensáveis para detectar precocemente doenças relacionadas à idade.
Esteja atento a esses cuidados antes mesmo de pegar os felinos. Supondo que você esteja indeciso com algo, faça da internet a sua amiga ou converse com um especialista. Desse modo, você conseguirá ficar muito mais tempo com o seu amigo peludo.