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Netflix encerra plano básico sem anúncios: Brasil já foi afetado?

A Netflix descontinuou seu plano mais barato sem anúncios em alguns países em incentivo ao plano com publicidade.



A Netflix está eliminando gradualmente o plano mais barato sem anúncios, começando pelo Reino Unido e Canadá. Desse modo, usuários desses países devem migrar para outro plano ainda este mês para continuar usando o serviço de streaming.

Segundo um usuário do Reddit, a Netflix enviou uma mensagem que diz: “Seu último dia para assistir Netflix é 13 de julho. Escolha um novo plano para continuar assistindo”. Após essa data, o assinante precisa escolher outro plano. A opção com anúncios é a mais em conta, custando US$ 6,99 mensais (ou R$ 20,90 no Brasil).

Mudanças nos planos da Netflix

Vale lembrar que a empresa anunciou em janeiro que eliminaria gradualmente o plano básico sem propagandas a partir do segundo trimestre deste ano. Por ora, os usuários que receberam o alerta estão no Canadá e no Reino Unido. Ou seja, a página de preços do serviço nesses países já informa que o “plano básico foi descontinuado”.

Essa estratégia visa incentivar a adoção do plano com anúncios para quem deseja continuar inscrito pagando menos. Vale dizer que, em maio, o plano superou a marca de 40 milhões de assinantes.

A mudança da Netflix ainda não chegou aos EUA, mas espera-se que isso aconteça em breve. A empresa não confirmou quando começará a descontinuar o plano básico para assinantes americanos. Em nota, a Netflix daqui informou que “não há nenhuma novidade prevista para o Brasil.

Todas as informações a respeito dos planos podem ser encontradas aqui.

Outros streamings também adotam plano com anúncios

  • Disney

A Disney também lançou seu plano com anúncios para o Disney+ em dezembro de 2022, nos Estados Unidos. Desse modo, o serviço substituiu o então plano básico e chegou ao mercado pelo preço de US$ 7,99 ao mês.

Quem não desejasse ver anúncios precisava assinar a versão premium, por US$ 10,99 mensais. Quase um ano depois, a Disney levou a modalidade ao Canadá e ao mercado europeu, sem detalhes sobre a América Latina e Brasil.

  • Warner Bros. Discovery

O Max, nova plataforma de streaming da Warner Bros. Discovery, que une os catálogos da HBO Max e Discovery+, chegou ao mercado dos EUA em maio de 2023, com uma versão suportada por anúncios.

O serviço tem uma versão com publicidade por R$ 29,90 mensais, enquanto a assinatura anual custa R$ 225,90. Para quem não quiser ver publicidade, o Plano Standard estará disponível por R$ 39,90 mensais ou R$ 357,90 anuais.

  • Prime Video

O Prime Video iniciou testes com anúncios nos EUA, Reino Unido, Alemanha e Canadá. Esses mercados começaram a ver anúncios no conteúdo oferecido pela plataforma da Amazon nesta semana. Além disso, o modelo será estendido à França, Itália, Espanha, México e Austrália.

Todos os clientes do plano básico receberão automaticamente as inserções de publicidade. Quem não desejar ver anúncios terá que pagar uma taxa adicional de US$ 2,99 ao mês. A Amazon ainda não revelou planos de estender esse modelo para a América Latina.




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