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Que susto! Japão surpreende turistas com atendentes saindo de máquinas de bilhetes

Explore as curiosidades do sistema ferroviário do Japão, como atendentes saindo de máquinas e empurradores de trens.



Viajar para o Japão é mergulhar em um universo de inovação e peculiaridades culturais. Em meio a tantas novidades, as estações de trem se destacam por suas práticas únicas, como a presença de atendentes que surgem de máquinas de bilhetes. Esse inusitado fenômeno foi registrado pelo turista Henry Burrows durante sua viagem de Osaka para Nara.

Henry Burrows publicou uma foto no Flickr mostrando um atendente saindo de uma máquina automática de passagens em uma estação ferroviária. Isso ocorre quando o passageiro aperta o botão de ‘ajuda’, pois muitas estações japonesas não possuem bilheterias tradicionais ou atendimento humano constante.

“Não consegue descobrir como usar as máquinas de passagens na estação? Um homem prestativo sairá de uma delas e apertará os botões para você”, escreveu Burrows.

Experiência incomum nas estações do Japão

A inovação está no atendimento por humanos, e não robôs. (Foto: Flickr)

Outro turista compartilhou sua experiência em Fukouka, elogiando o excelente inglês e a prestatividade do atendente que saiu da máquina para ajudar. Ao MailOnline Travel, Haroun Khan, da Japan Rail Pass, explicou que estas cabines automatizadas são comuns em estações mais antigas ou menos modernizadas. Ou seja, a presença constante de funcionários é limitada ou não há espaço para um balcão de atendimento.

Então, a recomendação é usar o botão de ajuda apenas quando necessário, para evitar sobrecarregar os atendentes já bastante ocupados. Essa prática evidencia a mistura de tecnologia e hospitalidade que marca as viagens ferroviárias no Japão.

Curiosidades sobre o transporte ferroviário no Japão

Além das máquinas com atendentes, outras peculiaridades das estações de trem no Japão chamam a atenção. Uma delas é o ‘shisa kanko’, a prática de apontar e chamar, utilizada por maquinistas e funcionários. Desse modo, eles apontam e gritam informações para se manterem alertas e evitar erros, uma técnica que reduz os erros em 85%. Esse hábito, que parece estranho aos olhos dos turistas, é uma medida eficaz para garantir a segurança.

A prática de apontar e chamar surgiu no início do século XX e é usada até hoje. Então, os trabalhadores ferroviários verificam se há destroços nos trilhos, se as portas estão fechadas corretamente e até a velocidade do trem. Esse método foi adotado por outras empresas japonesas e até por ferrovias internacionais, como as de Nova York. Por lá, os maquinistas apontam para um ‘tabuleiro de zebra’ para confirmar a parada correta do trem.

Outro aspecto do sistema de transporte japonês são os oshiya, ou empurradores de trens. Em outras palavras, durante as horas de pico, quando as estações estão lotadas, esses profissionais empurram os passageiros para dentro dos vagões, garantindo que o máximo de pessoas possível consiga embarcar. Apesar de parecer um trabalho simples, ser um oshiya exige treinamento rigoroso de até seis meses.

Os oshiya precisam informar os passageiros antes de começar a empurrar e só podem empurrar suavemente pelas costas ou ombros, usando as duas mãos. Logo, eles também devem se posicionar de maneira a evitar serem empurrados pelos próprios passageiros. Apesar de ser um trabalho temporário, é essencial para o funcionamento eficiente do sistema ferroviário durante os horários de maior movimento.




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