Se você preza sua segurança, JAMAIS conecte estes 4 aparelhos à extensão

Conheça quais aparelhos você não deve conectar a uma extensão se quiser evitar problemas.



A extensão (ou filtro de linha) é, de fato, um grande produto. Afinal, ela permite que tenhamos mais espaço para conectar nossos eletrônicos e oferece praticidade para o dia a dia. Entretanto, o que poucos sabem é que não são todos os aparelhos que podem ser conectados a ela por questões de segurança.

Isso porque, ao conectar vários aparelhos na mesma extensão, corre-se o risco de sobrecarregar o dispositivo e causar acidentes. Além disso, algumas extensões podem não ter a capacidade necessária para suportar o consumo de energia de determinados aparelhos, o que pode levar a problemas como curto-circuito e até incêndios!

Aparelhos que não devem ser conectados à extensão

Foto: Shutterstock

1. Eletrodomésticos de grande porte

Primeiramente, os eletrodomésticos de grande porte, como geladeiras e máquinas de lavar, são os principais itens que não devem ser conectados a uma extensão. Esses aparelhos consomem muita energia e precisam de uma conexão direta com a tomada para funcionar corretamente.

Sabe-se que usar uma extensão para esses itens pode resultar em sobrecarga elétrica, causando superaquecimento e possíveis danos ao equipamento e à rede elétrica da casa.

2. Produtos sensíveis não devem ser ligados à extensão

Aparelhos eletrônicos, como computadores, televisores e sistemas de som, também devem ser conectados diretamente a uma tomada, preferencialmente utilizando um estabilizador ou filtro de linha.

Esses dispositivos são mais suscetíveis a variações de tensão e surtos elétricos, que podem ser comuns em extensões de qualidade inferior.

2. Aquecedores e ferros de passar

Outro grupo de itens que deve ser evitado são os aquecedores elétricos e ferros de passar roupa. Esses dispositivos demandam uma quantidade significativa de energia para gerar calor.

Usar uma extensão para esses itens pode causar superaquecimento da extensão e representar um risco de incêndio. O ideal é sempre utilizar uma tomada dedicada para esses aparelhos.

3. Itens com motores elétricos

Aparelhos com motores elétricos, como aspiradores de pó e liquidificadores, também são itens que devem ser evitados em extensões. Motores elétricos podem causar picos de energia ao serem ligados, o que pode ser prejudicial para extensões e outros dispositivos conectados a elas. Lembre-se que utilizar uma tomada direta para esses aparelhos é a melhor opção para evitar danos.

4. Carregadores de bateria

Por último, os carregadores de bateria para ferramentas elétricas, bicicletas elétricas e outros dispositivos de alta potência também não devem ser conectados a extensões.

Como é de se esperar, esses carregadores consomem uma grande quantidade de energia em um curto período, podendo facilmente sobrecarregar uma extensão e causar problemas elétricos. Para segurança, conecte esses carregadores diretamente a uma tomada de parede.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário