A personalidade humana é complexa e multifacetada. Podemos ser empáticos e, ao mesmo tempo, exibir comportamentos manipuladores, usando os outros para benefício próprio. Muitas pessoas podem ter essas tendências sem perceber.
Por esse ângulo, o site inc.com, com a orientação do psicólogo Seth J. Gillihan, apresentou quatro perguntas que podem revelar traços manipuladores. Se você responder “sim” a mais de uma ou duas, é um sinal para observar seu comportamento mais atentamente.
4 perguntas que podem indicar uma pessoa manipuladora
Foto: Shutterstock
1. Você não gosta de compartilhar informações com quem precisa delas?
Por vezes, manter informações para si mesmo pode ser uma estratégia para controlar a situação e garantir que os outros dependam de você para obter dados importantes.
Do mesmo modo, guardar informações para si mesmo pode interferir na tomada de decisão dos outros. Um exemplo disso é contar somente coisas boas para alguém, e omitir os lados negativos.
Seja como for, é fato que isso cria um desequilíbrio de poder, onde a pessoa manipuladora mantém uma vantagem sobre os demais
2. Você escolhe as palavras com cuidado e ensaia tudo o que planeja o dizer?
Escolher palavras com extremo cuidado e ensaiar conversas pode ser um sinal de manipulação, por mais que o ideal seja sempre ir preparado para algum lugar.
Essa prática, em excesso, pode indicar que você está tentando influenciar ou controlar a reação dos outros de maneira calculada.
3. Você gosta de fazer elogios?
Embora fazer elogios pareça uma atitude positiva, quando feito com frequência e de maneira insincera, pode ser uma tática manipuladora.
Manipuladores usam elogios como forma de conquistar a confiança e a simpatia das pessoas, criando um senso de obrigação ou dívida.
4. Você muda de comportamento de acordo com quem está por perto?
A mudança de comportamento conforme a companhia é um indicativo clássico de manipulação. Pessoas manipuladoras ajustam suas ações e atitudes dependendo de quem está presente, com o objetivo de agradar, evitar conflitos ou obter o que desejam.
Essa camuflagem comportamental é utilizada para se adaptar a diferentes situações e manter o controle sobre diversas interações sociais.
Sou uma pessoa manipuladora: e agora?
Se você se identificou com alguns desses comportamentos, Gillihan recomenda abordar o tema com curiosidade e sem julgamento. Isso permite chegar à fonte das atitudes e entender as razões por trás de suas ações.
Lembre-se de que, embora comportamentos manipuladores possam surtir efeito a curto prazo, com o tempo, eles podem causar problemas maiores e prejudicar seus relacionamentos.
*Com informações de Revista PEGN.