As mudanças climáticas já começam a dar seus primeiros sinais de impacto em várias áreas, e uma delas pode ser bem inesperada: a produção de ketchup. As ondas de calor registradas em diversos pontos do mundo, como na Califórnia, estão prejudicando o cultivo de tomates, ingrediente essencial para esse produto.
Uma das empresas mais afetadas por essa mudança é a Heinz, gigante mundial na produção de ketchup. A empresa, que vende 660 milhões de garrafas por ano, depende quase exclusivamente dos tomates cultivados na Califórnia para abastecer o mercado dos Estados Unidos.
Com o calor recorde registrado recentemente, a Heinz já iniciou esforços para adaptar seus métodos de produção e continuar atendendo à demanda.
A importância do tomate perfeito para o ketchup
Foto: New Africa/Shutterstock
A Heinz não se contenta com qualquer tomate: ela utiliza sementes patenteadas e especialmente desenvolvidas para produzir o ketchup de alta qualidade que a tornou famosa.
Essas sementes são distribuídas para comerciantes, que as vendem para os agricultores, e, em seguida, os tomates cultivados retornam para a Heinz. O ciclo bem estabelecido, no entanto, está ameaçado pelas recentes mudanças climáticas.
A empresa investiu milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento nos últimos anos, focando em criar variedades de tomates que resistam a condições climáticas mais extremas.
São realizados até 800 testes simultâneos com diferentes tipos de tomate para identificar as plantas que se adaptam melhor ao calor e à seca. No entanto, o impacto das condições atuais ainda é incerto, e os resultados completos só serão conhecidos no final da temporada de colheita.
Impactos das mudanças climáticas na produção
A Califórnia, que é o epicentro do cultivo de tomates para a Heinz, acaba de passar por um dos meses de julho mais quentes da história, o que traz um grande ponto de interrogação sobre o futuro da produção de ketchup.
Os agricultores já estão se adaptando como podem: alguns estão enterrando seus sistemas de irrigação mais profundamente para ajudar as raízes das plantas a encontrar água; outros estão utilizando polímeros de argila para proteger as folhas do sol escaldante.
Embora a Heinz tenha investido pesado na criação de sementes resistentes, ainda não se sabe se essas novas variedades conseguirão manter a qualidade e a quantidade de produção necessárias para abastecer o mercado global.
O futuro do ketchup está em jogo
O ketchup é um dos produtos mais icônicos da Heinz, e qualquer interrupção em sua produção pode ter impactos significativos no mercado global. Se as temperaturas continuarem a subir, a escassez de tomates poderá se tornar uma realidade, forçando empresas e consumidores a se adaptarem.
As iniciativas da Heinz, como o desenvolvimento de novas sementes, são passos importantes para tentar mitigar esse risco, mas o sucesso dessas medidas ainda depende de fatores climáticos imprevisíveis.
Diante disso, é possível que, no futuro, o ketchup se torne um item menos acessível ou, até mesmo, mais caro. A Heinz continua a investir em inovações, mas as mudanças climáticas são um desafio que a empresa, assim como o resto do mundo, enfrenta.