Todos os meses, o empregador brasileiro deve realizar o depósito regular do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para seus colaboradores, como previsto por lei trabalhista. No entanto, é natural que o trabalhador queira sempre verificar se esses depósitos estão realmente sendo feitos.
Mas como saber se seu FGTS está sendo depositado corretamente? Segundo a Caixa Econômica Federal, existem várias maneiras de verificar se o seu empregador está fazendo os depósitos de FGTS corretamente.
Como saber se estou tendo meu FGTS depositado?
Foto: Shutterstock
Para começar, uma das formas mais práticas é através do serviço de SMS, que pode ser ativado diretamente no site da Caixa. Com isso, você receberá notificações regulares sobre os depósitos feitos em sua conta.
Outra opção é receber o extrato do FGTS em casa, enviado via correio. A Caixa envia esse extrato a cada dois meses, informando o saldo e as movimentações da sua conta de FGTS. É uma maneira conveniente de se manter atualizado, especialmente se você prefere acompanhar essas informações de forma física.
Por outro lado, caso você perceba que os depósitos não estão sendo feitos corretamente, o responsável por fiscalizar essa situação é o Ministério do Trabalho e da Previdência. Se necessário, o trabalhador deve procurar uma Delegacia Regional do Trabalho para registrar uma reclamação e garantir que o direito ao FGTS seja respeitado.
Quais são as vantagens do FGTS?
O FGTS oferece uma série de benefícios ao trabalhador. Além de servir como um fundo de reserva em casos de demissão sem justa causa, ele também pode ser utilizado em situações específicas, como na compra da casa própria, no tratamento de doenças graves e na aposentadoria.
Em momentos delicados de saúde, o FGTS se mostra um importante aliado. O trabalhador pode sacar o saldo em caso de doenças graves, como câncer ou HIV, ou em situações de emergência provocadas por desastres naturais, como enchentes. Isso garante um recurso financeiro disponível para enfrentar essas adversidades sem a necessidade de recorrer a empréstimos ou dívidas.
Outra vantagem do FGTS é o rendimento que ele oferece. Embora a taxa de juros seja relativamente baixa, o fundo ainda gera juros e atualização monetária, permitindo ao trabalhador acumular um montante ao longo dos anos.