scorecardresearch ghost pixel



Fim dos filtros do Instagram? Decisão da Meta é um balde de água fria nos usuários

Empresa orientou criadores a salvarem todos os projetos criados por meio da plataforma.



A Meta anunciou, no dia 27 de agosto, o encerramento da plataforma Meta Spark. A partir de 14 de janeiro de 2025, a plataforma, que permitia a criação e o compartilhamento de efeitos AR em aplicativos como Instagram, Facebook e Messenger, deixará de funcionar.

Com a notícia, os usuários das redes sociais ficaram preocupados, afinal, a pergunta principal não foi respondida: qual será o destino dos filtros criados por terceiros no Instagram, que se tornaram parte essencial da experiência na plataforma?

Meta Spark será descontinuado a partir de janeiro de 2025 – Foto: Divulgação

O que motivou a decisão

A decisão foi comunicada através do site oficial da Meta e por e-mail aos criadores, após uma “avaliação completa” da empresa. Apesar do impacto para a comunidade de criadores e usuários, os efeitos AR de propriedade da Meta continuarão disponíveis nos aplicativos da empresa.

O encerramento do Meta Spark abre espaço para novos produtos. No comunicado enviado, a empresa agradeceu à comunidade de criadores, empresas e outros envolvidos no desenvolvimento do Meta Spark.

Lançada há sete anos, a plataforma desempenhou um papel crucial na popularização da realidade aumentada, permitindo que milhões de pessoas experimentassem essa tecnologia por meio das plataformas da Meta.

A criatividade dos criadores de filtros contribuiu significativamente para a experiência dos usuários, oferecendo novas formas de expressão e interação.

Ao que tudo indica, a descontinuação do Meta Spark faz parte de uma estratégia da Meta de concentrar esforços em produtos que, segundo a empresa, atenderão melhor às necessidades futuras de seus consumidores e clientes corporativos.

Dessa forma, a compoanhia se comprometeu a tornar essa transição o mais suave possível, garantindo que usuários e criadores possam continuar utilizando o Meta Spark e seus efeitos AR até a data de encerramento.

Orientações da Meta

Mesmo com o comunicado, a Meta não se pronunciou sobre o futuro dos filtros de terceiros no Instagram, deixando os usuários com dúvidas e incertezas.

A empresa chegou, inclusive, a recomendar que os criadores fizessem o download e o salvamento de seus projetos, ativos e vídeos de demonstração antes de 14 de janeiro de 2025, já que as ferramentas do Meta Spark não estarão mais disponíveis após essa data.

A empresa também incentivou a criação de portfólios em sites externos para continuar exibindo os efeitos AR criados na plataforma.

A Meta afirmou que continuará explorando o potencial da AR e desenvolvendo novas experiências imersivas para seus usuários, mas os detalhes sobre esses planos ainda não foram divulgados.




Voltar ao topo

Deixe um comentário