scorecardresearch ghost pixel



Não deixe ninguém no vácuo: como ativar as mensagens automáticas no WhatsApp

Aprenda a configurar mensagens automáticas no WhatsApp Business e no mensageiro pessoal para um atendimento eficiente e rápido.



As mensagens automáticas permitem que, quando outra pessoa envia algo, ela seja respondida imediatamente. Essa função está disponível oficialmente no WhatsApp Business, a versão do mensageiro da Meta voltada para negócios.

O envio de mensagens automáticas possibilita um atendimento personalizado, solicitando mais detalhes e garantindo uma comunicação mais eficaz, especialmente para empresas.

Passo a passo para configurar mensagens automáticas no WhatsApp Business

Foto: Tatiana Diuvbanova/Shutterstock

1. Acesse o aplicativo e as configurações

  • Abra o WhatsApp Business.
  • Clique nos três pontos posicionados no canto superior direito e selecione “Configurações”.

2. Acesse “Ferramentas Comerciais”

  • Desça um pouco a tela até encontrar a opção “Ferramentas Comerciais” e selecione-a.

3. Configuração das mensagens automáticas

  • Na aba “Conversa”, você verá quatro símbolos: mensagens de ausência, mensagens de saudação, respostas rápidas e etiquetas.
    Selecione cada uma delas e escreva as mensagens conforme sua necessidade e escolha os destinatários.

4. Tipos de mensagens automáticas

  • Mensagens de ausência: informam quando você não está disponível.
  • Mensagens de saudação: dão boas-vindas a novos clientes.
  • Respostas rápidas: permitem reutilizar mensagens frequentes.

5. Configure a mensagem rápida:

  • Para otimizar as mensagens automáticas, clique em “Respostas rápidas”.
  • Escreva-a, escolha um atalho e clique em salvar. Pronto!

Possíveis mensagens automáticas que você pode utilizar

Caso esteja com poucas ideias e não saiba o que colocar na mensagem rápida, aqui estão algumas sugestões:

  • Mensagem de ausência: “Olá! No momento, estamos fora do horário de atendimento. Retornaremos sua mensagem assim que possível.”
  • Mensagem de saudação: “Bem-vindo(a) à [Nome da Empresa]! Como podemos ajudar você hoje?”
  • Resposta rápida para perguntas frequentes: “Para agilizar o seu atendimento, dê mais detalhes sobre o seu problema. Nossa equipe entrará em contato assim que possível.”

E no WhatsApp pessoal?

Embora o WhatsApp Business ofereça recursos oficiais para mensagens automáticas, é possível configurar mensagens automáticas no WhatsApp pessoal utilizando aplicativos de terceiros no Android. No iOS, essa funcionalidade não é possível.

Antes de tudo, é importante selecionar uma ferramenta confiável, verificando as avaliações dos usuários. Dois aplicativos são os mais recomendados: o AutoResponder e o Auto Reply. É salientado pela publicação que a Meta recomenda que os usuários sigam as diretrizes do WhatsApp para evitar punições, o que pode fazer com que o download não seja tão aconselhado.

O uso de aplicativos de terceiros que oferecem recursos extras pode tentar burlar o sistema do mensageiro e apresentar riscos devido à falta de privacidade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário