É praticamente unânime entre os especialistas que o café da manhã é uma refeição essencial para iniciar o dia com energia e disposição. Embora o tradicional café com leite ou achocolatado, acompanhado de um pão com manteiga na chapa, seja uma escolha popular, ele pode não ser a opção mais nutritiva.
Isso acontece porque a combinação tem pouca proteína, quase nenhuma fibra, minerais ou vitaminas e contém uma quantidade significativa de gordura e açúcar, especialmente se for feita com achocolatado.
Quer saber qual a melhor opção de café da manhã? Confira as dicas abaixo
Comece o dia do jeito certo: turbine seu café da manhã
Transformar o café da manhã em uma opção saudável é muito mais simples do que parece. O primeiro passo é incluir fontes de proteínas e fibras. Por isso, adicione ovos à sua refeição, pois eles manterão sua sensação de estar satisfeito por mais tempo.
Além disso, comer mais frutas frescas, como uma salada de frutas, ou algumas individuais, como chia e sementes, acrescenta fibras e vitaminas a essa refeição.
Outra sugestão é consumir um pote de iogurte com frutas e farelo de aveia ou uma porção de oleaginosas, ricas em nutrientes. Trocar o pão branco pelo integral pode aumentar a ingestão de fibras.
É interessante também reduzir a quantidade de manteiga e optar pelo leite desnatado em vez do integral, pois essas são outras mudanças simples que podem melhorar o valor nutricional do café da manhã.
Por fim, os queijos magros também são uma boa opção para aumentar a ingestão de proteínas sem adicionar muita gordura.
E as crianças, há um café da manhã ideal para elas?
Se você tem crianças em casa, criar uma rotina saudável no café da manhã pode ser mais desafiador. Os pequenos tendem a preferir o leite com achocolatado.
Por isso, uma opção interessante pode ser substituí-lo por uma versão com 70% cacau. Esse ingrediente contém menos açúcar, mais nutrientes e, surpreendentemente, é muito mais gostoso.
Outra ideia é oferecer vitaminas de frutas com aveia, vitamina de abacate ou iogurte com frutas picadas e granola, opções práticas que geralmente são bem aceitas pelas crianças.
Para os pequenos, o que vale é a criatividade. Crie opções coloridas para que elas se animem a experimentar o máximo de alimentos possível.
Faça do seu café um hábito
Muitas pessoas têm dificuldade para tomar café da manhã. No entanto, pular a refeição pode causar grandes impactos à saúde. Neste sentido, é aconselhável começar com pequenas porções até que o corpo se acostume.
Pequenos ajustes, como incluir vitaminas de frutas, um punhado de mix de oleaginosas ou iogurtes proteicos, podem ser o início de uma rotina mais saudável. Gradualmente, essas porções podem ser aumentadas para incluir opções mais sólidas e variadas.