A Meta está desenvolvendo uma nova funcionalidade no WhatsApp para minimizar o recebimento de spams comerciais. Com essa inovação, usuários poderão cancelar assinaturas de ofertas e anúncios sem precisar bloquear os contatos empresariais de forma integral.
Segundo informações divulgadas pelo portal TechCrunch, o novo recurso oferece uma opção aprimorada de gestão de mensagens. A ideia é permitir uma seleção mais precisa dos conteúdos recebidos, sem a necessidade de bloquear contato completamente.
A partir de uma configuração ativada por mensagens de contas comerciais, os usuários do WhatsApp terão a chance de indicar desinteresse por determinados tipos de conteúdo ou mesmo cancelar o recebimento de anúncios, ofertas e = lançamentos.
Ainda em fase experimental, essa funcionalidade visa proporcionar uma alternativa ao bloqueio total, permitindo que usuários recebam notificações importantes, como avisos de segurança, sem a interrupção por mensagens promocionais.
Funcionamento do novo recurso do WhatsApp
A funcionalidade se baseia nas quatro categorias da API do WhatsApp, que é uma plataforma voltada para desenvolvedores. Isso permite que as empresas automatizem e ampliem suas interações no mensageiro.
As categorias são as seguintes:
- Marketing, para promoções e lançamentos;
- Utilidades, com atualizações de pedidos;
- Autenticação, para envio de códigos de verificação;
- Serviço, com consultas de clientes.
Se um banco envia mensagem para os clientes pelo WhatsApp para informar o fechamento da fatura do cartão de crédito, mas para enviar anúncios de produtos, o dono da conta poderá desativar apenas os conteúdos de marketing. Esse é um exemplo de funcionamento da novidade.
Ao aplicar a limitação no aplicativo geral, apenas mensagens de marketing serão restringidas, mantendo a continuidade do envio de notificações relevantes em outras categorias.
Disponibilidade do recurso
Cabe lembrar que essa solução, contudo, está disponível apenas para empresas que utilizam a API do WhatsApp. Assim, não todos os contatos comerciais terão essa opção, pois ela não está ligada apenas ao uso do WhatsApp Business.
Conforme o TechCrunch, a Meta já iniciou testes dessa funcionalidade a nível global. Sua liberação aos usuários ocorrerá de forma gradual, garantindo uma transição suave para todos.