Muita gente ignora: qual a frequência ideal para trocar os lençóis da cama?

Troque os lençóis regularmente evita ácaros e problemas de saúde; veja o tempo ideal.



Manter a roupa de cama sempre limpa é importantíssimo para a saúde e o bem-estar das pessoas, pois a frequente troca dos lençóis ajuda a prevenir a proliferação de bactérias e ácaros.

Muitas pessoas, no entanto, desconhecem qual é o período ideal para realizar essa tarefa ou simplesmente o ignora. Estudos indicam que, em apenas dois anos, um colchão pode acumular até 1,5 milhão de micro-organismos.

Ao considerar que passamos um terço de nossas vidas na cama, a troca regular dos lençóis se torna essencial para evitar problemas de saúde.

Roupa de cama acumula sujeira, se não for substituída com frequência – Imagem: Andrik Langfield/Unsplash

Frequência ideal para trocar os lençóis

Especialistas sugerem trocar os lençóis da cama a cada uma ou duas semanas, já que isso auxilia na manutenção da higiene e do conforto. Entretanto, existem fatores que podem requerer ajustes nessa frequência, como a influência do clima e algumas condições de saúde.

Durante meses frios ou quentes, o suor ou a umidade aumentam. Nesses períodos, recomenda-se trocar os lençóis a cada 4 a 5 dias.

Além disso, compartilhar a cama com outra pessoa ou passar por uma febre, por exemplo, pode exigir substituições mais frequentes.

Negligenciar a troca dos lençóis é capaz de resultar em problemas respiratórios, como asma, rinite ou bronquite. Em casos mais graves, é possível que haja até mesmo o desenvolvimento de pneumonia ou infecções bacterianas.

Por essas razões, a prevenção começa com a adoção de hábitos de higiene adequados. Veja os cuidados corretos com a roupa de cama:

  • Evite subir na cama com os pés sujos;

  • Não deixe toalhas molhadas sobre a cama após o banho;

  • Lave os lençóis com água quente e detergente suave;

  • Prefira materiais de qualidade, capazes de resistir ao desgaste.

  • Use protetores de colchão e de travesseiros;

  • Guarde cada jogo de lençol em saquinhos.

Manter a higiene da roupa de cama é um hábito simples, mas de extrema importância. Ajustar a frequência de troca dos lençóis conforme o clima e as condições pessoais ajuda a evitar problemas de saúde e garante uma noite de sono tranquila.




Voltar ao topo

Deixe um comentário