O ano de 2024 trouxe consigo uma enxurrada de novas expressões e gírias que rapidamente se tornaram bastante populares entre os brasileiros, sobretudo nas redes sociais.
Um levantamento recente da plataforma Preply revelou que o país registrou 3,2 milhões de buscas online por gírias ao longo do ano. Tal fenômeno ilustra como a cultura pop e as redes sociais têm moldado o vocabulário nacional.
O termo “calabreso”, por exemplo, foi um dos mais procurados. Originado durante o Big Brother Brasil 2024, foi popularizado por Davi Brito em uma acalorada discussão.
A expressão é criação do humorista Toninho Tornado, que tem a peculiaridade de modificar gêneros de palavras, como em “calabreso”, em seus conteúdos de humor na internet.
Redes sociais têm sido indispensáveis para a disseminação de novas expressões – Imagem: reprodução/MrJayW/Pixabay
O impacto das redes sociais na disseminação das gírias
As redes sociais tiveram um papel crucial na propagação dessas expressões. A gíria “casca de bala”, por exemplo, ganhou notoriedade por meio da música de Thullio Milionário e representa amigos fiéis e sempre presentes. Com 70.160 buscas, foi uma das expressões mais pesquisadas.
O levantamento também revelou uma variedade de abreviações amplamente usadas em mensagens de texto. Termos como PDP, PPRT, SLC e BTF figuraram entre os mais buscados, o que demonstra a sua popularidade na comunicação cotidiana.
Confira a seguir o ranking com as gírias e expressões informais com maior quantidade de buscas:
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Calabreso: 138.400
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Casca de bala: 70.160
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PDP (“pode pá”): 25.100
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244: 22.800
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PPRT (“papo reto”): 22.800
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Paia: 15.900
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BTF (“boto fé”): 13.200
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Vazar na braquiara: 12.180
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Biscoiteiro: 12.020
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SLC (“sê é louco”): 9.580
Regionalidades e o uso das gírias
O estudo da Preply cobriu dados do Norte ao Sul do Brasil, assim reflete as preferências regionais e mostra como as gírias fluem por meio das redes sociais, ao se adaptarem ao cotidiano do público brasileiro.
Dessa maneira, tais expressões não só enriquecem a língua, mas também refletem a diversidade cultural do país.