Novas gírias chamam a atenção dos brasileiros: veja as 10 mais pesquisadas

Em 2024, o Brasil registrou 3,2 milhões buscas por gírias nas redes sociais.



O ano de 2024 trouxe consigo uma enxurrada de novas expressões e gírias que rapidamente se tornaram bastante populares entre os brasileiros, sobretudo nas redes sociais.

Um levantamento recente da plataforma Preply revelou que o país registrou 3,2 milhões de buscas online por gírias ao longo do ano. Tal fenômeno ilustra como a cultura pop e as redes sociais têm moldado o vocabulário nacional.

O termo “calabreso”, por exemplo, foi um dos mais procurados. Originado durante o Big Brother Brasil 2024, foi popularizado por Davi Brito em uma acalorada discussão.

A expressão é criação do humorista Toninho Tornado, que tem a peculiaridade de modificar gêneros de palavras, como em “calabreso”, em seus conteúdos de humor na internet.

Redes sociais têm sido indispensáveis para a disseminação de novas expressões – Imagem: reprodução/MrJayW/Pixabay

O impacto das redes sociais na disseminação das gírias

As redes sociais tiveram um papel crucial na propagação dessas expressões. A gíria “casca de bala”, por exemplo, ganhou notoriedade por meio da música de Thullio Milionário e representa amigos fiéis e sempre presentes. Com 70.160 buscas, foi uma das expressões mais pesquisadas.

O levantamento também revelou uma variedade de abreviações amplamente usadas em mensagens de texto. Termos como PDP, PPRT, SLC e BTF figuraram entre os mais buscados, o que demonstra a sua popularidade na comunicação cotidiana.

Confira a seguir o ranking com as gírias e expressões informais com maior quantidade de buscas:

  1. Calabreso: 138.400

  2. Casca de bala: 70.160

  3. PDP (“pode pá”): 25.100

  4. 244: 22.800

  5. PPRT (“papo reto”): 22.800

  6. Paia: 15.900

  7. BTF (“boto fé”): 13.200

  8. Vazar na braquiara: 12.180

  9. Biscoiteiro: 12.020

  10. SLC (“sê é louco”): 9.580

Regionalidades e o uso das gírias

O estudo da Preply cobriu dados do Norte ao Sul do Brasil, assim reflete as preferências regionais e mostra como as gírias fluem por meio das redes sociais, ao se adaptarem ao cotidiano do público brasileiro.

Dessa maneira, tais expressões não só enriquecem a língua, mas também refletem a diversidade cultural do país.




Voltar ao topo

Deixe um comentário