O Brasil se prepara para um Natal marcado por condições climáticas variadas em suas regiões. As festas de fim de ano prometem ser de calor e chuvas em boa parte do território nacional, e a ausência de frentes frias de origem polar garantirá um clima mais abafado em todo o país.
Durante o período natalino, a expectativa é de que as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil registrem chuvas mais frequentes e volumosas.
Em contrapartida, o Sul e o Nordeste devem contar com condições menos propícias para precipitações.
Previsão do tempo no Natal
A partir de uma análise das condições meteorológicas, trouxemos para você como ficará o tempo em cada região do Brasil. Confira a seguir a previsão detalhada para o Natal de 2024 em cada uma delas.
Condições climáticas no Natal de 2024 serão variadas nas regiões do país. (Foto: PhotoSGH/Shutterstock)
Região Sudeste
Uma frente fria passará pelo litoral do Sudeste no fim de semana que antecede o Natal, trazendo instabilidade. No sábado, 21 de dezembro, o tempo estará instável em São Paulo e Rio de Janeiro, com nebulosidade e pancadas de chuva.
Entre domingo e segunda-feira, a frente fria perderá força no litoral fluminense e capixaba.
No período de 23 a 25 de dezembro, o Espírito Santo receberá chuva constante com intervalos de sol, especialmente em Vitória.
As demais áreas do Sudeste terão sol pela manhã, seguido de aumento da nebulosidade e pancadas de chuva à tarde e à noite, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Região Nordeste
Já no Nordeste, o sol será predominante no fim de semana anterior ao Natal, com algumas chuvas no interior e litoral do Ceará, Pernambuco e estados próximos.
De 23 a 25 de dezembro, as condições para chuva aumentam, mas ainda de forma isolada, com destaque para o interior do Ceará e sertão da Paraíba e Pernambuco.
Pancadas de chuva são esperadas no centro-sul do Maranhão e Piauí, oeste e sul da Bahia, e no Vale do São Francisco. As capitais Salvador, Teresina e São Luís terão sol prevalente, mas devem registrar aumento das chuvas entre 23 e 25 de dezembro.
Região Sul
No Sul do Brasil, o sol prevalecerá no fim de semana anterior ao Natal. A exceção ficará por conta do litoral de Santa Catarina, que poderá ter chuvas de intensidade moderada.
Já na segunda-feira, 23 de dezembro, o Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul terão aumento das condições para pancadas de chuva devido a instabilidades vindas da Argentina e do Uruguai.
Nos dias 24 e 25 de dezembro, o calor continua. O cenário será de sol, aumento de nebulosidade e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite, incluindo as capitais.
Região Centro-Oeste
A previsão para Mato Grosso do Sul é de muito sol no final de semana anterior ao Natal. Já a partir de 23 de dezembro, pancadas de chuva isoladas poderão ocorrer.
Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal terão muitas nuvens e pancadas de chuva, especialmente à tarde, com abrandamento das instabilidades nos dias 24 e 25.
Região Norte
A Região Norte terá chuvas frequentes no fim de semana que antecede o Natal. Amazonas, Acre, Rondônia, centro-sul do Pará e Tocantins terão pancadas de chuva a qualquer hora.
No entanto, no norte do Pará, Amapá e Roraima, o sol será mais presente, com chuvas à tarde e à noite.
De 23 a 25 de dezembro, a previsão se mantém sem muitas alterações, com pancadas de chuva em todos os estados, especialmente à tarde e à noite, incluindo capitais como Manaus e Belém.