No passado, smartphones tinham uma vida útil limitada pelas atualizações de software, de modo que o padrão de mercado era de apenas três anos. Recentemente, no entanto, tem-se observado uma mudança significativa no cenário tecnológico.
A Google e a Samsung, duas gigantes da tecnologia, decidiram expandir o suporte de atualização de seus dispositivos para até sete anos, prática já adotada pela Apple com seus iPhones.
O primeiro sinal de tal mudança ocorreu em outubro do ano passado, quando a Google anunciou que forneceria atualizações para o Pixel 8 durante sete anos.
Em seguida, a Samsung anunciou que adotaria uma política semelhante para o Galaxy S24 em 2024. Muitas empresas, antes focadas na venda de novos dispositivos, começam agora a favorecer a longevidade dos aparelhos.
Empresas de celular começam a prolongar o suporte aos usuários – Imagem: reprodução/Pexels/Pixabay
Evolução e tendências do mercado
A demanda por tecnologias mais duradouras cresceu à medida que as inovações nos smartphones se tornaram menos frequentes.
A Google e a Samsung, pressionadas por concorrentes e consumidores, buscam se alinhar à Apple, que já oferece atualizações por sete anos. Com tais mudanças, os consumidores podem decidir com maior flexibilidade quando trocar seus dispositivos.
Antes, o suporte reduzido era justificado pela complexidade técnica e pelos custos. No entanto, a crescente pressão por parte de entidades reguladoras e movimentos como o “direito ao reparo” exigiu que as empresas facilitassem o conserto e a manutenção dos aparelhos.
Como resposta, a Google expandiu recentemente o suporte para os seus Chromebooks.
Veja dicas para prolongar a vida útil do seu celular
-
Substitua a bateria a cada dois anos: as baterias de íons de lítio têm vida útil limitada e devem ser trocadas regularmente;
-
Proteja o dispositivo: invista em capas de alta qualidade e protetores de tela;
-
Mantenha o aparelho limpo: remova sujeira e fiapos das portas de carregamento e dos orifícios dos alto-falantes com o uso de um palito de dente.
Tais práticas ajudam a prolongar a vida útil de um celular e complementam as atualizações de software. Além disso, empresas como a Google e a Samsung proporcionam suporte técnico para manutenção de baterias e outros reparos.
Com a tecnologia cada vez mais acessível, os consumidores têm agora mais alternativas para preservar seus dispositivos.