Alinhamento planetário: saiba como e onde observar na sua cidade

Planetas estão visíveis em um espetáculo celeste raro.



Desde a última segunda-feira, 24, o céu noturno tem proporcionado um espetáculo raro e fascinante. Sete planetas podem ser vistos simultaneamente no céu, um fenômeno que vem sendo apelidado de “alinhamento planetário”. Este evento astronômico é visível em diversas partes do mundo, especialmente hoje, sexta-feira, dia 28.

A observação desse fenômeno requer atenção especial. Quatro planetas, Mercúrio, Vênus, Júpiter e Marte, são facilmente visíveis a olho nu. Saturno, em contrapartida, é mais desafiador de ser observado, pois está muito próximo do Sol. Já Urano e Netuno demandam o auxílio de binóculos devido à grande distância da Terra.

Céu de 28 de fevereiro de 2025 visto ao nascer do sol – Imagem: Stellarium Web

O que é o ‘desfile de planetas’?

Muitas vezes chamado de “alinhamento de planetas”, o fenômeno é mais bem descrito como um “desfile de planetas“. Segundo Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), os planetas compartilham um plano orbital semelhante, assim aparecem quase em linha no céu, já que a diferença angular entre eles é mínima.

O termo “alinhamento planetário” refere-se a planetas aparentemente próximos em um mesmo lado do Sol. Já “desfile planetário” indica a presença de vários mundos visíveis em uma só noite. Tal distinção ajuda na compreensão do fenômeno em questão.

Saiba como observar o espetáculo

Para ver os astros em linha, é necessário saber para onde olhar. Vênus, o mais brilhante, está na direção oeste, com Júpiter logo acima. Marte, de tonalidade avermelhada, pode ser encontrado ao seguir uma linha imaginária partindo de Vênus e passando por Júpiter. Urano e Netuno, invisíveis a olho nu, situam-se entre esses pontos.

Para facilitar a localização dos planetas, Zurita sugere o uso de aplicativos astronômicos como o Stellarium, que possibilita visualizar constelações e planetas ao apontar o celular para o céu.

Para aproveitar ao máximo tal evento, é recomendado observá-lo logo após o pôr do sol. A posição dos planetas pode variar conforme o fuso horário e a latitude, e um pouco de preparação faz toda a diferença na experiência de visualização.




Voltar ao topo

Deixe um comentário