Viagens internacionais estão geralmente associadas a compras, especialmente quando os preços nos destinos são atrativos do ponto de vista financeiro. No entanto, voltar com apenas uma bagagem de mão de 10 kg pode ser inviável.
Para evitar custos extras com bagagens despachadas, é essencial entender as regras das companhias aéreas.
As taxas de bagagem despachada variam conforme a companhia aérea e o tipo de bilhete adquirido. Com isso em mente, muitos viajantes buscam estratégias para driblar tais cobranças e garantir uma viagem mais econômica.
Política de bagagem das principais aéreas
Conhecer os sistemas de despacho pode fazer toda a diferença no seu bolso na hora de viajar e trazer todas as compras de volta para casa. Confira a política das principais companhias aéreas do país.
Gol
A Gol Linhas Aéreas oferece alternativas para evitar a cobrança de bagagens despachadas. Um dos métodos mais eficazes é possuir status no programa de fidelidade Smiles, já que todos os seus níveis elite incluem franquia de bagagem, independentemente da tarifa do bilhete.
A franquia pode variar de uma a três malas gratuitas, conforme o nível no Smiles. Para garantir esse benefício, é necessário informar o número de fidelidade durante a compra da passagem, no check-in ou diretamente no balcão da companhia aérea.
Alternativamente, os cartões de crédito Smiles Platinum e Infinite também oferecem esse benefício. Outra opção é adquirir tarifas Plus, Max ou Premium Economy, que já incluem bagagem despachada e outros privilégios, como assento marcado e antecipação de voo.
Azul
Na Azul, o programa Azul Fidelidade permite que clientes com status despachem até três malas gratuitamente. As tarifas Mais Azul, Azul Super e Business também incluem esse serviço, além de outras vantagens.
A empresa também libera até três bagagens grátis para usuários do seu cartão de crédito a partir da versão Gold. Já na emissão com pontos do programa Azul Fidelidade, só há bagagens inclusas em viagens para a América do Norte ou Europa, na classe executiva.
Latam
Na Latam, passageiros com o status Platinum ou superior do Latam Pass podem levar duas malas a mais em voos internacionais. As tarifas mais caras já incluem bagagem; portanto, escolher a opção certa pode evitar surpresas no check-in.
Passagens pagas em dinheiro ou pontos incluem franquia de bagagem para todos os destinos quando compradas nas categorias Standard, Full, Economy Premium e Premium Business.
Outras companhias
A TAP oferece bagagem gratuita nas tarifas Classic e Plus, enquanto a Air France/KLM isenta a taxa para passageiros com status FlyingBlue ou SkyTeam. Ambas as empresas têm bilhetes que já contemplam o despacho de malas, e vale a pena prestar atenção nas regras para economizar.
Com planejamento e conhecimento das políticas de cada companhia, é possível viajar sem preocupações com taxas de bagagem. Explorar as vantagens dos programas de fidelidade e escolher a tarifa adequada são passos fundamentais para otimizar sua experiência de viagem.