A prática de lavar carne antes de seu preparo é um tema que gera dúvidas entre cozinheiros e donas de casa, sobretudo com o aumento dos vídeos de dicas domésticas na internet. Embora seja tradicional em muitas culturas, especialistas alertam para os riscos à saúde associados a essa prática.
Nos Estados Unidos, campanhas conduzidas pelo Departamento de Agricultura (USDA) desestimulam a lavagem de carnes pela população. Desde 2005, a recomendação do órgão é clara: não lavar esses alimentos.
No entanto, apesar de orientações semelhantes feitas por entidades de diversos países, a maioria dos consumidores ainda ignora esse aviso e continua higienizando proteínas dessa maneira.
Lavar carne traz riscos à saúde
Uma pesquisa realizada em 2022 destacou que, ao lavar carne, o cozinheiro pode espalhar pelo ambiente organismos que causam doenças em seres vivos, como salmonela e campylobacter. Isso ocorre, sobretudo, a partir de respingos de água contaminada que se dispersam pela cozinha.
Segundo o USDA, a prática de enxaguar carnes sob a torneira aberta é especialmente preocupante, pois facilita a disseminação de germes. Estes podem contaminar a bancada e utensílios, como facas e colheres.
Embora submergir o alimento em tigelas para realizar a lavagem diminua os respingos, não impede a propagação de patógenos.
Tradição e mudanças culturais
Lavar carne é uma tradição enraizada em muitas culturas, originada da ideia de proteção contra sujeiras e patógenos.
Kathleen Glass, do Food Research Institute, explica que essa prática era essencial antes do processamento de alimentos pela indústria.
Influência da culinária asiática
- Na culinária coreana, lavar carne faz parte do preparo de ensopados e caldos, sendo quase um ritual.
- Ao preparar asas de frango, muitos chefs asiáticos seguem um processo que inclui lavagem para remover resíduos.
Por outro lado, muitos chefs nos Estados Unidos, após anos de adaptação a normas rígidas, abandonaram essa prática tradicional.
Hoje, os profissionais concluem que os riscos de lavar carne crua não compensam os benefícios percebidos.