Uma pesquisa conduzida pelo Word Tips, em 2024, revelou os emojis que mais intrigam internautas ao redor do mundo. No Brasil, o símbolo do rosto sorridente com olhos de coração (😍) lidera as buscas. Já no mundo todo, o título de mais confuso pertence ao Rosto implorando (🥺).
O levantamento empregou um método minucioso ao analisar 1.644 emojis e o volume de buscas mensais, combinando “emoji” e “significado”.
Por sua vez, os resultados foram separados por países e revelaram quais são os mais intrigantes em cada nação.
Emojis mais pesquisados no Brasil
Emoji com olhos de coração gera muita dúvida nos brasileiros – Imagem: reprodução/Emojiterra
Por aqui, o emoji de rosto com coração alcança cerca de 12 mil buscas mensais. De acordo com a Emojipedia, tal pictograma é geralmente associado a sentimentos apaixonados ou de adoração.
Muitas vezes, ele é aplicado ainda para expressar apreço por algo, como uma foto de um animal de estimação.
Líderes de busca ao redor do mundo
Em países vizinhos, como Argentina e Colômbia, o Coração brilhante (💖) lidera as pesquisas. Parece que, enquanto o amor é universal, sua expressão pode variar bastante e gerar diferentes interpretações.
O emoji de rosto implorando domina a lista global, pois é o mais buscado em 51 países. Outros que geram dúvidas incluem o Rosto com sorriso maroto (😏) e o Olho grego (🧿). Confira a lista dos 10 mais pesquisados:
-
Rosto que implora (🥺) — 51 países
-
Rosto com sorriso de canto de boca (😏) — 13 países
-
Olho grego (🧿) — 12 países
-
Cabeça para baixo (🙃) — 11 países
-
Sinal de positivo com o polegar (👍) — 8 países
-
Coração com brilhos (💖) — 6 países
-
Rosto sorridente com olhos de coração (😍) — 6 países
-
Rosto sorridente com corações próximos (🥰) — 5 países
-
Rosto com um leve sorriso (☺️) — 5 países
-
Lua com rosto (🌚) — 2 países
O motivo das confusões
As diferenças nas representações de emojis em plataformas como Android e iOS podem causar mal-entendidos. A popularidade de certos emojis também contribui para a variedade de significados atribuídos a eles.
A bagagem cultural individual também desempenha um papel crucial na interpretação desses símbolos. Por exemplo, o “joinha” pode ser positivo no Brasil, mas ofensivo em outras culturas. Além disso, o contexto da mensagem é capaz de alterar a compreensão, criando um espaço para confusões.