Em 2024, nomes antigos ressurgem com vigor e marcam presença nas certidões de nascimento. Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), instituição responsável focada no Registro Civil brasileiro, essa tendência nostálgica resgata nomes familiares, conferindo uma nova aura a escolhas consideradas atemporais.
A Arpen-Brasil divulgou em dezembro uma lista que revela a popularidade renovada de nomes que evocam lembranças de pais e avós. Esse fenômeno destaca uma preferência crescente por opções que unem tradição e identidade.
Nomes mais tradicionais têm voltado às certidões de nascimento de bebês mais novos – Imagem: UFSC
Quais nomes clássicos voltaram a ser tendência?
Entre os nomes femininos, o destaque é Helena, que lidera com 24.532 registros. Outros exemplos como Cecília, Maitê e Laura também se sobressaíram, ao compor uma lista que resgata o encanto de épocas passadas.
Veja os dez nomes clássicos femininos mais registrados em 2024:
-
Helena
-
Cecília
-
Maitê
-
Laura
-
Alice
-
Aurora
-
Heloísa
-
Luísa
-
Manuela
-
Maria
Já no caso dos meninos, Miguel, com 23.917 registros, é um dos mais escolhidos, embora tenha perdido o posto de mais popular. Confira a lista dos dez nomes clássicos masculinos mais escolhidos em 2024:
-
Miguel
-
Arthur
-
Davi
-
Antônio
-
Samuel
-
Bernardo
-
Benício
-
Gabriel
-
Isaque
-
Mateus
Conheça a ferramenta ‘Nomes no Brasil’
Se você desejar saber quem é seu xará no país, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) oferece a ferramenta online “Nomes no Brasil”.
Com base em informações do Censo Demográfico de 2010, ela permite aos usuários investigar a popularidade de qualquer nome no país e destaca a frequência dos nomes de 1930 a 2010, sem acentos. Para utilizar a ferramenta:
-
Basta acessar este site;
-
Inserir o nome desejado;
-
Selecionar o gênero e a área de busca.
Curiosamente, um aumento peculiar no registro de nomes é perceptível após a morte de figuras célebres. Como exemplo, “Ayrton” teve picos de registros após o falecimento do piloto brasileiro Senna em 1994.
Portanto, a escolha de nomes clássicos em 2024 reflete um desejo por conexões afetivas e históricas. Com opções que remetem a tempos passados, pais de todo o país buscam oferecer aos filhos um nome carregado de significado e memória.