Neste mês, a Meta anunciou que o WhatsApp deixará de funcionar em 21 modelos de smartphones. A medida ocorre devido à falta de compatibilidade com versões mais recentes do aplicativo.
Na lista de “abandonados” estão dispositivos com sistemas operacionais anteriores ao Android 5.0 e iOS 12. Essa decisão tem como objetivo assegurar que o WhatsApp ofereça o melhor em termos de segurança e desempenho.
Dispositivos com menor uso e incompatíveis com novas tecnologias são analisados e, quando necessário, deixam de receber suporte. A Meta destacou que essa revisão periódica é necessária.
Dentre os aparelhos afetados pela descontinuidade no suporte estão modelos da Apple, Samsung, Motorola, LG, Sony e HTC. Ficou curioso e quer saber mais? Então continue lendo!
Periodicamente, o WhatsApp corta o suporte a alguns modelos de celular, sempre alegando perda de compatibilidade com novas atualizações – Imagem: Shutterstock/reprodução
Celulares que perderão suporte ao WhatsApp em breve
A seguir, veja a lista detalhada dos principais modelos que deixarão de ser compatíveis com o WhatsApp:
- Apple: iPhone 5, iPhone 5c
- Samsung: Galaxy S3, Galaxy Note 2, Galaxy Ace 3, Galaxy S4 Mini
- Motorola: Moto G (1ª geração), Razr HD, Moto E (2014)
- LG: Optimus G, Nexus 4, G2 Mini, L90
- Sony: Xperia Z, Xperia Z1
- HTC: One M7
Fora esses, outros cinco aparelhos menos conhecidos devem perder o suporte ao WhatsApp até o final do mês.
Alternativas para usuários afetados
Se o seu dispositivo está entre os listados, pode ter chegado a hora de considerar algumas alternativas.
Primeiramente, verificar se o sistema operacional pode ser atualizado é uma opção. Em caso negativo, adquirir um novo smartphone que suporte as versões mais recentes do WhatsApp é recomendado por questões de segurança.
Com essa nova rodada de atualizações de suporte, a Meta visa garantir que todos os usuários do WhatsApp tenham uma experiência segura e otimizada.
Embora a mudança possa ser inconveniente para alguns, ela reflete a necessidade de acompanhar a evolução tecnológica. Afinal, com o avanço das atualizações, a compatibilidade com aparelhos antigos se torna inviável.