Atenção! Parabólica convencional vai parar de funcionar ainda este ano

Antenas parabólicas tradicionais deixarão de funcionar até 2025 no Brasil, impulsionadas pela chegada do 5G.



A substituição de parabólicas convencionais por antenas digitais já começou no Brasil e deve ser concluída até o fim de 2025. Essa mudança se deve à necessidade de evitar interferências na tecnologia 5G, que utiliza frequências próximas.

A partir deste domingo (30), a Globo, uma das principais emissoras do país, deixará de ser sintonizada por antenas antigas. Outras emissoras também seguirão essa medida antes do prazo oficial de desligamento do sinal analógico.

Substituição por antenas digitais

As antenas afetadas são aquelas maiores, com tela e furos, tradicionais em muitos lares brasileiros. Para continuar assistindo aos canais abertos via satélite, será necessário adquirir os modelos digitais menores, que utilizam um receptor compatível com a banda KU.

Apesar da semelhança com as antenas de TV por assinatura, as novas parabólicas digitais não exigem pagamento para a recepção do sinal. Além disso, oferecem qualidade de imagem e som superiores.

Motivo do desligamento

O desligamento das parabólicas tradicionais é essencial para o avanço do 5G no país. As frequências utilizadas por essas antenas podem interferir na rede móvel de quinta geração, prejudicando a experiência dos usuários.

Com o projeto iniciado em 2021 e liderado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras, emissoras e a indústria trabalham em conjunto para uma transição suave. O objetivo é priorizar o serviço moderno e ampliar sua cobertura nacional.

Oportunidades para famílias de baixa renda

Famílias de baixa renda cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) têm direito a obter gratuitamente uma antena digital. A iniciativa busca minimizar o impacto econômico da transição, permitindo que todos continuem acessando os canais gratuitos.

Para solicitar a troca do equipamento, os interessados devem entrar em contato com a Siga Antenado, que realiza agendamentos até 30 de junho. Cerca de 600 mil pessoas ainda podem aproveitar o benefício, segundo estimativas.

Por fim, quem não se enquadra nos critérios para troca gratuita pode optar por adquirir o novo equipamento ou adotar antenas terrestres, se disponíveis na região, garantindo a continuidade do serviço de TV aberta.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário