Quem não gosta de um prato bem temperado? O alho é um dos ingredientes que adiciona um sabor inconfundível às receitas, e quando combinado com a cebola, o resultado é ainda melhor. No entanto, a ordem certa de refogar esses ingredientes pode fazer toda a diferença no sabor.
Certamente você já se perguntou qual a melhor forma de refogar alho e cebola, e com certeza ouviu respostas diferentes.
Segundo a maioria dos chefs de cozinha, que estudaram diferentes técnicas ao longo dos anos para aprimorar o sabor dos pratos, a recomendação é refogar o alho antes da cebola.
A ciência por trás dessa ordem
Refogar o alho antes da cebola não é apenas uma questão de preferência. Quando a cebola é colocada primeiro na panela, ela libera muita água, o que impede o alho de liberar seu aroma característico.
Por isso, muitos cozinheiros renomados recomendam a ordem inversa para garantir um sabor mais intenso.
Por outro lado, é comum que profissionais amadores refoguem a cebola antes do alho, mesmo sabendo que essa prática pode não permitir a extração do melhor sabor dos ingredientes. Caso prefira fazer de maneira diferente, experimente a técnica sugerida pelos chefs ao menos uma vez para sentir a diferença.
Como evitar que o alho queime?
Ao refogar o alho, é essencial ter cuidados para não queimá-lo. Para isso, não coloque o ingrediente em uma gordura já quente.
Comece com azeite, óleo ou manteiga em fogo baixo e mexa frequentemente. O processo deve durar, no máximo, três minutos.
Dicas importantes:
- Refogue em fogo baixo.
- Mexa constantemente para evitar que grude.
- Adicione a cebola após três minutos de refogado.
A diferença ao seguir a ordem correta de refogamento pode ser surpreendente. Mesmo que você goste de refogar os dois juntos ou a cebola primeiro, vale a pena testar a ordem recomendada; afinal, é sempre bom encontrar novas maneiras de saborear seus pratos favoritos.