Para muitos tutores, não há dúvida: seu cão é o mais lindo do mundo. Entretanto, a ciência decidiu intervir nessa questão subjetiva, buscando um método objetivo para determinar o cão mais bonito do planeta.
A pesquisa, conduzida por especialistas, utilizou a Proporção Áurea, um conceito matemático clássico, para avaliar a estética canina.
Publicada pelo Daily Mail, a investigação foi realizada pelo Money.co.uk. A Proporção Áurea, famosa por sua aplicação em arte e arquitetura, determina a harmonia perfeita das formas.
Esse princípio matemático foi empregado para avaliar diversas raças caninas com o objetivo de identificar aquelas com a estrutura facial mais próxima do “belo ideal”.
Proporção Áurea: da arte à cinofilia
A Proporção Áurea é um conceito antigo, desenvolvido pelos gregos, e foi amplamente utilizada por Leonardo da Vinci, entre outros estudiosos e artistas ao longo da história.
No contexto canino, essa fórmula matemática permitiu calcular uma pontuação de beleza atribuída a cada raça. Como resultado, a pesquisa gerou um ranking dos cães mais harmoniosos sob essa perspectiva.
Cairn Terrier: um pequeno grande vencedor
Com uma pontuação impressionante de 88,7%, o Cairn Terrier foi destacado como o cão mais belo segundo os cálculos da Proporção Áurea.
Essa raça, originária da Escócia, é reconhecida por seu corpo compacto, pelagem densa e personalidade ativa. Além de sua beleza, o Cairn Terrier é um cão inteligente e leal, características que o tornam um excelente companheiro.
Esse é o cairn terrier – Imagem: Flickr/reprodução
Outros destaques do ranking
No top 10 das raças mais belas, segundo a Proporção Áurea, ainda se destacam:
- Terrier Branco das Terras Altas do Oeste – 87,5%
- Border Collie – 86,7%
- Ridgeback da Rodésia – 86,0%
- Welsh Terrier – 85,9%
- Weimaraner – 85,6%
- Tolling Retriever – 85,0%
- Galgo Italiano – 84,9%
- Norfolk Terrier – 84,3%
- Pembroke Welsh Corgi – 83,9%
Os “nem tão bonitos assim”
Algumas raças populares, como o Shih Tzu (41%) e o Bullmastiff (48,7%), ficaram bem abaixo na lista de beleza canina matemática.
O Buldogue Francês também não conquistou posições elevadas, com 54,3%. Mas, apesar dos números, é inegável que todos esses cães têm charme suficiente para conquistar seus donos.
No final, a beleza é mesmo algo subjetivo, e todo cão é especial aos olhos de quem o ama. Seja qual for a classificação, o amor e o carinho dedicados aos cães não dependem de padrões estéticos.