Comprar mais ovos do que a quantidade consumida em casa pode levar a um armazenamento prolongado, o que compromete a qualidade do alimento. No entanto, existe um método prático que ajuda a identificar se os ovos ainda estão frescos antes de abri-los.
Este teste simples não requer equipamentos sofisticados, apenas um ovo, um recipiente fundo e água. Em poucos minutos, é possível avaliar a frescura dos ovos e evitar surpresas desagradáveis ao usá-los.
Ovos já há muito tempo na geladeira precisam ser testados antes do consumo – Imagem: Olga Petnyunene/Unsplash
Como realizar o teste de frescura dos ovos
Para verificar a qualidade do alimento, primeiro encha um recipiente com água e coloque o ovo cuidadosamente no interior. Caso o ovo afunde e permaneça no fundo, ele está fresco. No entanto, se flutuar, é sinal de que sua qualidade já foi comprometida.
Em matéria do periódico chileno *Em La Hora*, o chef Heinz Wuth, conhecido pelo seu perfil *Ciencia y Cocina* nas redes sociais, explica que a casca porosa do ovo permite a entrada de ar. Assim, com o tempo, o aumento da câmara de ar interna faz com que o ovo flutue.
Dicas para armazenamento adequado
Além de testar os ovos imediatamente antes de usá-los, instruções de armazenamento correto vão ajudar a consumir ovos mais frescos; confira:
-
Armazene os ovos em recipientes fechados e nas prateleiras da geladeira, nunca na porta, a fim de impedir a exposição do alimento a flutuações de temperatura;
-
Evite lavar os ovos antes de guardá-los, pois a casca oferece proteção contra bactérias;
-
Mantenha os alimentos longe de outros ingredientes crus, como carnes.
Embora seja possível armazenar ovos em temperatura ambiente, isso reduz a validade deles, especialmente em regiões mais quentes. Uma técnica antiga envolve o uso de cal hidratada e azeite para criar uma barreira protetora.
Portanto, verificar a condição dos ovos antes de utilizá-los é essencial para impedir o desperdício e garantir a segurança alimentar. Ao seguir as dicas acima, é possível ainda prolongar a vida útil do alimento e garantir seu consumo seguro.
* Com informações do portal chileno En La Hora.