Escolher a paleta de cores certa para sua casa pode ser o diferencial entre um ambiente comum e um espaço valorizado e acolhedor. Em 2025, as tendências apontam para opções que mesclam a sustentabilidade, a funcionalidade e a conexão com a natureza.
Tonalidades específicas renovam o visual dos ambientes e ainda atraem potenciais compradores. Com o planejamento adequado, tais cores podem transformar a estética do imóvel e impactar positivamente o mercado imobiliário.
5 cores ideias para decorar a casa
A iluminação é um dos aspectos mais importantes a ser considerado ao escolher as cores. Ambientes com pouca luz natural se beneficiam de tons claros, pois ajudam a criar uma sensação de amplitude e luminosidade. Por outro lado, áreas bem-iluminadas oferecem a liberdade de utilizar cores mais intensas, ao criar um visual mais ousado e acolhedor.
Para garantir que as tonalidades escolhidas estejam em sintonia com o restante do ambiente, é também essencial levar em conta os elementos já presentes, como pisos, móveis e, em caso de áreas externas, até mesmo a vegetação. A combinação harmônica de tais elementos evita contrastes indesejados e proporciona um visual coeso e agradável.
Ao decidir as cores que vão compor o seu espaço, não se esqueça de considerar o seu estilo de vida e o clima que deseja transmitir em cada ambiente. A escolha deve refletir sua personalidade, além de conforto e bem-estar. Para tal, confira cinco cores selecionadas que valorizam e modernizam o seu espaço.
1. Azul-claro: tranquilidade em cor
Perfeito para criar ambientes serenos, o azul-claro é amplamente usado em quartos e escritórios em casa. Em regiões quentes do Brasil, essa coloração proporciona frescor e torna o espaço agradável aos olhos.
Além disso, ela cai muito bem junto do branco ou de tons pastéis para compor uma paleta suave.
Paredes azul-claro podem ser combinadas com outros tons leves – Imagem: Max Vakhtbovycn/Pexels
2. Bege: o clássico versátil
Elegância discreta é a marca do bege. Neutro e atemporal, ele serve como uma base clean ideal para ambientes integrados. Com a tendência do minimalismo, seu uso cresceu em projetos que buscam equilíbrio e calma.
Além disso, essa coloração facilita mudanças na decoração sem trocar a pintura e combina com uma variedade de estilos.
3. Cinza: modernidade atemporal
O cinza é uma cor-curinga, ao se adaptar a diversos estilos, do industrial ao clássico. Assim, a cor amplia visualmente espaços pequenos, ao refletir melhor a luz natural, característica muito apreciada em apartamentos.
O cinza-claro combinado com detalhes pretos, por exemplo, gera um contraste sofisticado.
4. Marrom: elegância natural
Tons de marrom, especialmente os mais escuros, são sinônimo de sofisticação. Essa cor transmite estabilidade e é perfeita para espaços sóbrios e elegantes, ao se destacar com a iluminação natural e materiais como pedras e tijolos aparentes.
Parede marrom é cor mais intensa que cai muito bem em lugares bem-iluminados – Imagem: Max Vakhtbovycn/Pexels
5. Terracota: calor e sofisticação
O terracota está em alta, por proporcionar uma atmosfera acolhedora. Esse tom quente, que remete à terra, traz profundidade e sofisticação aos ambientes. No Brasil, é amplamente empregado em salas de estar com estilos minimalistas ou rústicos.
Assim, é ideal para ser usado nas paredes de destaque na sala, na cabeceira no quarto e em móveis como bancos e estantes.
Ao adotar essas cores, sua casa ganha em elegância e obtém mais valor de mercado. Portanto, não subestime o poder de uma nova paleta de cores ao considerar a renovação de seu espaço.