Depois de ver este vídeo, você nunca mais vai dar descarga com a tampa do vaso aberta

Estudo revela que dar descarga com o vaso sanitário aberto espalha partículas invisíveis. Veja o vídeo e entenda os riscos.



Pode parecer um hábito inofensivo, mas acionar a descarga com a tampa do vaso sanitário levantada pode ser um risco à saúde. Um estudo da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, revelou que o ato projeta partículas invisíveis no ar — e o alcance é muito maior do que se imagina.

Utilizando lasers e câmeras de alta precisão, os cientistas conseguiram registrar a verdadeira “nuvem” de gotículas que se forma após o acionamento da descarga.

As imagens revelam que essas partículas podem atingir até 1,5 metro de altura e se espalhar rapidamente pelo ambiente. O vídeo, inclusive, mostra esse processo em detalhes.

É isto o que ocorre quando a descarga do vaso é acionada

Segundo os pesquisadores, o maior perigo está nos micro-organismos presentes nas fezes e na urina, que acabam sendo lançados no ar com a força da descarga.

Embora muitas dessas bactérias e vírus sejam invisíveis a olho nu, eles se depositam em superfícies próximas, como bancadas, escovas de dente, saboneteiras e toalhas.

Além disso, os testes mostraram que essas partículas podem se manter suspensas por minutos no ambiente, aumentando as chances de contato com a pele e com as vias respiratórias.

Em locais com pouca ventilação, como banheiros fechados, a situação se agrava ainda mais, tornando a simples ida ao banheiro uma possível via de contaminação.

O risco de dar descarga sem tampa

Ainda que muita gente desconheça, esse tipo de contaminação é bastante comum, especialmente em banheiros públicos, onde os vasos sanitários muitas vezes nem possuem tampa.

Isso torna o ambiente ainda mais vulnerável, principalmente para crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa ou condições de saúde delicadas.

O próprio autor da pesquisa, John Crimaldi, destacou que o objetivo do vaso sanitário é remover os resíduos. No entanto, ele acaba também espalhando o conteúdo para cima, criando uma névoa de partículas contaminadas. É por isso que ele recomenda cuidados redobrados com a higiene do ambiente.

Estudo pode mudar a forma como usamos o banheiro

O experimento, publicado na revista Scientific Reports, ajuda a tornar visível um problema até então ignorado por grande parte da população.

Com o uso de lasers e câmeras especiais, os pesquisadores mostraram de forma gráfica o impacto real da descarga no ambiente.

Portanto, ao revelar o que os olhos não veem, o vídeo reforça uma mensagem essencial de saúde pública: cuidados simples, como fechar a tampa do vaso, podem fazer uma grande diferença na prevenção de doenças.

Depois de assistir às imagens, dificilmente alguém voltará a usar o banheiro da mesma forma.




Voltar ao topo

Deixe um comentário