Mais de 10 toneladas de salsicha são retiradas do mercado; motivo é grave

Fragmentos de plástico em salsichas motivaram recall; veja os cuidados ao comprar embutidos.



Um lote de mais de 10 toneladas de salsichas tipo bratwurst sabor cheddar foi retirado do mercado nos Estados Unidos. O recall envolveu produtos da marca Johnsonville, uma das mais conhecidas e consumidas no país.

O motivo foi a presença de fragmentos de plástico rígido, identificados por consumidores durante o preparo. A ocorrência foi confirmada pelo Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS), vinculado ao Departamento de Agricultura dos EUA.

Produto foi distribuído em dez estados

Johnsonville faz recall de salsichas nos EUA após consumidores encontrarem plástico no produto. (Foto: emreogan/Getty Images Signature)

Segundo o FSIS, os produtos foram fabricados em 5 de fevereiro na unidade da Johnsonville em Illinois. As bandejas recolhidas continham cinco unidades de salsicha cada e eram identificadas pelo código “B9F0D” e número “Est. 1647”.

Os alimentos foram distribuídos para lojas de varejo em dez estados americanos, como Geórgia, Indiana, Michigan e Wisconsin. O alerta foi emitido após a empresa relatar duas reclamações de consumidores sobre a presença de material estranho no alimento.

Até agora, não foram registrados casos de pessoas feridas por conta da ingestão do produto. Ainda assim, os órgãos responsáveis orientam que quem comprou as salsichas identificadas no recall evite o consumo e procure a loja onde as adquiriu para fazer a devolução ou solicitar o reembolso.

Cuidados com alimentos industrializados

Embora o caso tenha ocorrido nos Estados Unidos, serve como alerta para a importância de cuidados na escolha de alimentos industrializados. Observar o estado da embalagem, a procedência e os selos de inspeção são passos básicos na rotina de consumo.

Além disso, é recomendável dar preferência a marcas com histórico positivo de segurança alimentar. Fatores como data de validade, armazenagem e aspecto visual também devem ser avaliados no momento da compra.

Caso o consumidor perceba mudanças no cheiro, cor ou textura do produto, o mais indicado é não consumi-lo e relatar o fato aos órgãos de fiscalização. Situações como essa mostram a importância de redobrar a atenção na hora de levar alimentos para casa.

Como escolher salsichas de qualidade?

Para reduzir riscos, o ideal é optar por salsichas que apresentem informações claras no rótulo, como origem, ingredientes e certificações de inspeção sanitária. Verificar se o produto está bem acondicionado e respeita a cadeia de refrigeração também é fundamental.

Além disso, evitar embalagens danificadas ou com sinais de estufamento pode ajudar a prevenir problemas. Quanto mais transparente for o fabricante sobre seus processos, maior será a confiança na hora da escolha.

Esses cuidados ajudam a garantir a segurança dos alimentos consumidos no dia a dia. Mesmo em produtos comuns, como a salsicha, a atenção aos detalhes faz toda a diferença.




Voltar ao topo

Deixe um comentário