Não pegam ‘no tranco’: o que fazer quando a bateria de um carro automático descarrega?

Entenda por qual motivo os clássicos 'empurrões de tranco' não funcionam com carros automáticos e o que fazer diante disso.



Quando a bateria do carro manual descarrega, muitos motoristas recorrem ao famoso “pegar no tranco”, que consiste em colocar o veículo em uma posição plana ou inclinada para a frente e empurrá-lo. Mas para pegar no tranco o carro precisa ter a embreagem estimulada por alguém.

No entanto, esta técnica não é aplicável aos veículos com câmbio automático. A diferença reside na engenharia sofisticada por trás dessas transmissões modernas.

A incapacidade dos carros automáticos em “pegar no tranco” está diretamente ligada ao componente chamado conversor de torque. Esta peça é responsável por substituir a embreagem dos veículos automáticos, fazendo a ligação entre o motor e a caixa de câmbio.

Poucas situações são mais estressantes para um motorista do que ver o carro “apagar o fogo” em um local deserto – Imagem: Shutterstock/reprodução

O papel do conversor de torque

O conversor de torque permanece inativo quando o motor está desligado. Dessa forma, qualquer esforço para movimentar o carro, seja por empurrão ou descida de ladeira, não resulta na partida do motor. Isso ocorre porque ele não consegue transmitir força enquanto está parado.

Alguns modelos mais antigos, como certos CVTs ou carros automatizados, até permitem o tranco, mas essa prática é desaconselhada, podendo causar danos severos ao motor e à transmissão.

O que fazer quando a bateria do carro automático descarrega?

Em carros automáticos, uma solução prática e segura é o uso de um “battery pack”. Este dispositivo portátil garante a partida do motor ao ser conectado aos polos da bateria, mais ou menos como a chamada “chupeta”.

Disponível em diversas lojas online e em casas de peça espalhadas Brasil afora, ele proporciona ao motorista a possibilidade de chegar pelo menos a um centro automotivo onde a situação será melhor avaliada.

Entender as limitações e soluções adequadas para carros automáticos pode evitar frustrações e momentos de “perrengue”.

Nesse sentido, é interessante se preparar com alternativas como o “battery pack”, que ajuda a lidar com imprevistos sem comprometer a mecânica do veículo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário