Nutricionista revela qual é o horário ideal para tomar café e manter o coração saudável

Ajustar o horário das refeições é fundamental para manter o metabolismo equilibrado. Veja uma dica de nutricionista!



A relevância das refeições regulares (café da manhã, almoço e jantar) é inegável para a saúde geral. Elas garantem um metabolismo ativo, promovem bem-estar e saciedade.

No entanto, a primeira refeição do dia, o café da manhã, merece uma atenção especial. Qual é o melhor momento para desfrutá-lo?

Embora as pessoas tenham diferentes horários para tomar café da manhã, o momento em que essa refeição é feita impacta diretamente a saúde.

Especialistas apontam que um horário específico traz benefícios significativos, sobretudo para o coração. Descubra que horário é esse a seguir!

Invista em um café da manhã rico todos os dias – Imagem: Shutterstock/reprodução

O horário ideal para o café da manhã

Pela manhã, nosso corpo está mais apto a processar alimentos e isso deve ser aproveitado da melhor forma.

Estudos revelam que, por exemplo, ingerir o café da manhã nas primeiras horas do dia auxilia na manutenção de um peso equilibrado. Isso se deve à melhor resposta do organismo à insulina nesse período.

Com essa informação em mãos, especialistas aconselham a tomar café da manhã até as 8h30 ou, no máximo, duas horas após acordar. Nesse intervalo, o corpo lida melhor com carboidratos, o que estabiliza os níveis de açúcar no sangue e sustenta a energia diária.

Benefícios para o coração e controle de peso

Tomar café da manhã no horário indicado contribui para a saúde cardíaca e ajuda a controlar o peso. Reduz o apetite por alimentos pouco saudáveis e, consequentemente, favorece escolhas nutricionais mais equilibradas.

Segundo Theresa Shank, nutricionista citada em matéria do site TudoGostoso, é fundamental sair do estado de jejum logo ao acordar. O momento da alimentação é tão relevante quanto o próprio conteúdo da refeição.

O intervalo ideal entre jantar e café da manhã

Outro fator a considerar é o tempo entre o jantar e o café da manhã. A nutricionista Rhian Stephenson, também citada pelo TudoGostoso, sugere um intervalo de no mínimo 12 horas entre as duas refeições para otimizar benefícios. Por exemplo:

  • Se jantar às 19h30, aguarde até 7h30 do dia seguinte para o café da manhã.

Apesar de a perfeição ser inalcançável, criar uma janela de tempo regular para se alimentar traz vantagens significativas. Isso melhora a digestão, a absorção de nutrientes e regula os níveis de açúcar no sangue.

Rotinas alimentares consistentes também evitam picos de fome e desequilíbrios hormonais, proporcionando mais disposição ao longo do dia.

* Com informações do TudoGostoso.




Voltar ao topo

Deixe um comentário