O que parecia ser um truque inofensivo para facilitar a identificação de malas no aeroporto pode, na verdade, colocar toda a sua viagem em risco.
De acordo com um alerta de segurança aeroportuária divulgado por um experiente carregador de bagagens no Aeroporto de Dublin, o hábito de amarrar fitas ou alças coloridas nas bagagens pode interferir diretamente no escaneamento automático dos volumes — resultando em atrasos, extravios ou até no não embarque da sua mala.
O que pode dar errado ao colocar fitas na bagagem despachada?
John, funcionário do movimentado aeroporto irlandês que recebeu mais de 32 milhões de passageiros no último ano, explica à revista RSVP Magazine que o uso dessas fitas pode impedir que as malas passem corretamente pelos leitores automáticos das esteiras de triagem. Confira:
“Se a mala não puder ser escaneada automaticamente, será direcionada para processamento manual, o que pode atrasar o embarque da bagagem ou até impedi-lo por completo”, alerta o profissional.
Ou seja, o que muitos consideram um truque esperto para evitar trocas de bagagem ou perdas na esteira pode acabar se tornando um grande transtorno de viagem.
Foto: iStock
Além da questão das fitas, o funcionário compartilhou outras orientações úteis que podem facilitar a vida de qualquer viajante.
- Remova etiquetas de voos anteriores
Adesivos antigos colados na mala podem confundir o sistema de leitura de bagagens, causando problemas na identificação e atrasos no processamento.
- Coloque a mala com as rodas voltadas para cima
Essa pequena atitude reduz o risco de danos durante o transporte no porão da aeronave, além de facilitar o empilhamento e a movimentação.
- Evite levar marzipã na bagagem
Por mais inusitado que pareça, doces como marzipã — feitos à base de amêndoas — têm uma densidade semelhante à de certos explosivos. Isso pode levar à interceptação da bagagem e à convocação do passageiro para averiguação.
Se o seu objetivo é facilitar a identificação da mala na esteira, há formas mais seguras e eficazes de fazer isso, como:
- Usar etiquetas resistentes e personalizadas com nome e telefone;
- Escolher malas de cores incomuns ou com capas protetoras diferenciadas;
- Aplicar adesivos grandes (sem obstruir códigos de barras) ou invista em capas coloridas removíveis.
Dicas de especialistas para embarque sem estresse
Conforme publicado também pelo The Sun, outras estratégias inteligentes incluem:
- Marcar a mala como “Frágil”: isso pode fazer com que ela seja manuseada com mais cuidado e seja uma das primeiras a sair da aeronave;
- Fazer o check-in mais tarde: embora arriscado, isso pode garantir que a mala fique no topo da carga e saia antes no destino. No entanto, essa dica exige pontualidade absoluta.
Evitar erros simples pode fazer toda a diferença para uma viagem tranquila. Em vez de recorrer a fitas, fitilhos e enfeites improvisados, prefira soluções mais seguras e tecnicamente compatíveis com os sistemas modernos de triagem.
Assim, sua bagagem despachada tem muito mais chances de chegar intacta e pontualmente ao seu destino.
