Concursados aprovados em cadastro reserva serão convocados pelo governo, diz ministra

Governo convocará aprovados de concursos para reforçar órgãos federais e realizará o Concurso Nacional Unificado.



O governo federal anunciou na última quarta-feira (1º/10) que pretende convocar parte dos aprovados em cadastro reserva de concursos públicos, dando um novo fôlego para órgãos federais que enfrentam carência de pessoal.

A notícia foi divulgada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, durante sua participação no programa “Bom Dia, Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Dweck afirmou que a intenção é chamar candidatos de praticamente todas as áreas, embora o tempo de espera para convocação possa variar conforme o número de aprovados em cada concurso. Ele ainda disse:

“Não será possível chamar todos de uma vez, mas estamos trabalhando para convocar um número significativo de aprovados, reforçando os órgãos e garantindo mais eficiência no serviço público.”

Cadastro reserva: quem deve ser chamado

Entre os órgãos que devem iniciar chamados está o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), considerado prioritário pelo governo. Segundo a ministra, o INPI deve convocar parte do cadastro reserva em breve.

Outras agências reguladoras e órgãos, onde a carência de pessoal tem atrasado serviços importantes, também devem registrar novas convocações, como o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O foco está em órgãos estratégicos, que sentem mais falta de profissionais qualificados. O objetivo é reduzir lacunas e fortalecer áreas essenciais do governo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário